UNIDADE DE ENSINO IV

Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S1 - Atividade Diagnóstica

1 A fabricação de peças e componentes metálicos envolve a utilização de processos em que os metais são submetidos à conformação mecânica e assim, ocorre a mudança de sua forma, dimensões e de sua estrutura em diversas escalas.

O trabalho de conformação a quente é a primeira etapa na conformação de lingotes e produtos de lingotamento contínuo, já que o _______________ da temperatura ______________ a resistência mecânica do metal e, consequentemente, _______________ a energia necessária para a deformação.

Escolha uma:

2 As inclusões não-metálicas influenciam diretamente as propriedades dos aços como a ductilidade, alongamento, tenacidade na região da fratura dúctil, resistência a fadiga e resistência à corrosão. A compreensão dos efeitos das inclusões não-metálicas é importante pois permite a alteração manipulada das propriedades dos materiais de acordo com as características desejadas.

Assinale a alternativa correta quanto as inclusões não-metálicas, como o sulfeto de manganês.

Escolha uma:

3 A utilização de temperaturas elevadas no início da conformação a quente com a combinação de segregações pode resultar em um aquecimento próximo ou superior a linha solidus, assim o material submetido a essas em geral não é recuperável.

Analise as afirmações a seguir:

 

I.O superaquecimento diminui a oxidação acelerada e a contaminação do material com outros elementos dependendo devida a velocidade do aquecimento.

II.O superaquecimento é observado na conformação a quente por diversos fenômenos como a dissolução de sulfetos de manganês.

III.Nos aços hipereutetóides o superaquecimento causa dissolução e reprecipitação em rede de carbonetos estáveis termodinamicamente que diminuem a trabalhabilidade do material.

 

É correto o que afirma-se:

Escolha uma:


 Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S1 - Atividade de Aprendizagem

1 A fabricação de peças e componentes metálicos envolve a utilização de processos em que os metais são submetidos à conformação mecânica e assim, ocorre a mudança de sua forma, dimensões e de sua estrutura em diversas escalas.

Analise as seguintes afirmações:

 

I.A temperatura em que os processos de conformação são realizados é uma variável importante, assim como a taxa de deformação do material.

II. Para temperaturas de deformações maiores que 0,6 da temperatura de fusão considera-se trabalho a quente.

III. Em produtos de metais conformados a trabalho a quente se observa os processos de recuperação ou recristalização.

 

É correto o que afirma se:

Escolha uma:

2 A maioria das operações em trabalho a quente é executada em múltiplos passes ou estágios; em geral, nos passes intermediários a temperatura é mantida bem acima do limite inferior do trabalho a quente para se tirar vantagem da redução na tensão de escoamento, embora com o risco de um crescimento de grão. No entanto, a conformação a quente apresenta algumas desvantagens.

Assinale a alternativa que traz dois exemplos de desvantagens da utilização da conformação a quente.

Escolha uma:

3 Os processos de deformação plástica podem ser definidos como operações que induzem mudança de forma numa peça por meio de forças aplicadas em várias ferramentas e matrizes que podem ocorrer em diferentes temperaturas.

Dadas as informações sobre o trabalho a quente e a frio nas colunas A e B

 

COLUNA A COLUNA B
I - QUENTE (  ) normalmente empregado para acabamento.
(  ) baixa qualidade dimensional e superficial.
II - FRIO (  ) equipamentos e ferramentas mais rígidos.
(  ) peças grandes e de formas complexas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de cima para baixo com a associação correta entre as colunas A e B

Escolha uma:


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S2 - Atividade Diagnóstica

1 Os metais são submetidos a processos de conformação quando a finalidade é a obtenção de produtos finais com especificações de dimensões, forma, condições superficiais e propriedades mecânicas específicas.

Na conformação a frio se observa ________________ da resistência mecânica a partir _____________ que consiste ___________________ da densidade de discordâncias no material a partir da deformação a frio.

Escolha uma:

2 O recozimento é o tratamento térmico utilizado para “apagar” as estruturas resultantes de tratamentos térmicos ou mecânicos aos quais o metal foi submetido.

Dado a gráfico abaixo:

O recozimento é o tratamento térmico utilizado para “apagar” as estruturas resultantes de tratamentos térmicos ou mecânicos aos quais o metal foi submetido.

Dado a gráfico abaixo:

3 Os valores da tensão de escoamento e da tensão de ruptura após o trabalho a frio excedem os valores de limite de ruptura obtidos no ensaio de tração do material antes da deformação a frio.

Analise as afirmações e marque V para VERDADEIRAS e F para FALSAS:

 

I.A tensão de ruptura de um corpo de prova antes do encruamento é calculada a partir seção transversal original (tensão de engenharia), e não é a tensão real obtida no início do empescoçamento.

II. Em materiais policristalinos a deformação por deslizamento não ocorre igualmente em todos os grãos, pois depende da orientação do grão em relação à aplicação do grão.

III. A ferrita e a austenita se deformam, preferencialmente, por deslizamento.

 

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

 


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S2 - Atividade de Aprendizagem

1 Os metais são submetidos a processos de conformação quando a finalidade é a obtenção de produtos finais com especificações de dimensões, forma, condições superficiais e propriedades mecânicas específicas.

Analise as afirmações a seguir:

 

I. O trabalho a frio é caracterizado pela temperatura de deformação inferior a 0,3 da temperatura de fusão. 

II. No trabalho a frio não ocorrem os processos de recuperação ou recristalização. 

III. Na conformação a frio se observa o aumento da resistência mecânica a partir do encruamento que consiste no aumento da densidade de discordâncias no material a partir da deformação a frio. 

 

É correto o que se afirma:

Escolha uma:

2 No material deformado a frio a estrutura característica do estado encruado examinada ao microscópio eletrônico, apresenta dentro de cada grão, regiões pobres em discordâncias, cercadas por um emaranhado altamente denso de discordâncias nos planos de deslizamento.

Isto resulta macroscopicamente ____________ de resistência e ___________ e no ______________ da ductilidade do material.

 

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:

Escolha uma:

3 Na conformação morna, o material é aquecido abaixo da temperatura de fusão, e apesar de não ocorrer a recristalização, ocorre uma recuperação dinâmica, isto é, durante a deformação plástica as tensões geradas nos grãos são aliviadas.

Dessa maneira a conformação realizada a morno.

Escolha uma:

 


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S3 - Atividade Diagnóstica

1 A partir da classificação de aços para construção mecânica e baseado em sua temperabilidade, os diversos aços podem ser empregados nas condições temperado e revenido. No entanto, nestas condições as microestruturas desses aços são muito parecidas.

Os aços da família AISI/SAE 43xx são aços que apresentam a mesma __________________, e_________________ teores de carbono que estão diretamente relacionados _______________________ das microestruturas.

Escolha uma:

2 O termo aço inoxidável é o termo genérico utilizado para uma família de aços com elevada resistência à corrosão e a oxidação. Esses aços possuem teores superiores a 12% de cromo.

Sobre as propriedades dos aços inoxidáveis, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

3 Os ferros fundidos comuns são metais importantes na construção mecânica. Os ferros fundidos são ligas à base de ferro com composição química próxima ao eutético ferro-carbono

Analise as afirmações a seguir:

 

I. O ponto eutético ajuda a distinguir os ferros cinzentos que esfriam em uma microestrutura contendo grafita e os ferros brancos onde o carbono está presente principalmente como cementita.

II. O resfriamento acelerado e o molde fabricado com material que apresenta elevada condutividade térmica favorecem a formação dos chamados aços fundidos mesclados e coquilhados.

III. Na produção do ferro fundido maleável de núcleo branco o ferro é fundido como um ferro branco que possui cementita eutética e perlita e, posteriormente, o ferro é descarbonetado durante o tratamento térmico. 

 

É correto o que afirma se:

Escolha uma:

 


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S3 - Atividade de Aprendizagem

1 Os aços são ligas ferro-carbono que podem conter concentrações apreciáveis de outros elementos, formando o chamado “aço-liga”. Nesses aços ocorrem concentrações controladas de elementos que são utilizadas intencionalmente para melhorar as propriedades.

Sobre o aço AISI 52100, analise as afirmações a seguir:

 

I. O aço AISI 52100 é apresenta em sua composição química 1% de carbono e 1,5% de cromo.

II. O aço AISI 52100 é utilizado principalmente na fabricação de rolamentos.

III. Esse aço possui microestrutura completamente martensítica conferindo ao material elevada resistência mecânica.

 

É correto o que se afirma:

Escolha uma:

2 Os aços AISI/SAE 1050 e 1060 após tratamentos térmicos apresentam elevada resistência mecânica e boa resistência ao desgaste. Apesar desses aços serem adequados na fabricação de eixos ferroviários são necessários alguns cuidados.

Esses aços por apresentarem elevada dureza e ____________________ não são _____________________, sendo necessário procedimentos adequados de aquecimento que permitam a __________________ desses aços, já que a falta desses cuidados resulta na falha prematura.

Escolha uma:

3 Os aços próximos à composição eutetóide são utilizados na produção de rodas e trilhos ferroviários. Na fabricação de rodas ferroviárias além do forjamento ou da obtenção por fundição, ocorre a etapa de tratamento término.

Na qual após a austenitização, a pista de rolamento é submetida a um resfriamento acelerado por jato de água, resultando na formação da microestrutura.

Escolha uma:

 


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4 - Avaliação da Unidade

1 O trabalho de conformação a quente, normalmente, é a primeira etapa na conformação de lingotes e produtos de lingotamento contínuo, já que o aumento da temperatura afeta diretamente as propriedades mecânicas do metal.

Assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos de como a conformação a quente afeta as propriedades mecânicas dos metais.

Escolha uma:

2 Os processos de conformação dos metais são aqueles que modificam a forma inicial de um corpo metálico para uma nova forma já definida. Entre esses processos o forjamento é um dos mais comuns utilizados na fabricação de diversas peças.

Analise as afirmações a seguir:

 

I.No forjamento em matriz fechada o material é forçado a fluir através da deformação plástica para dentro de uma matriz com o formato da peça desejada. 

II. É possível forjar peças de grandes dimensões em prensas de baixa capacidade sem produzir deformação no núcleo da peça.

III. O forjamento em matriz fechada, somente pode ser realizado com excesso de material denominado rebarba. 

 

É correto o que afirma-se:

Escolha uma:

3 Os metais são submetidos a processos de conformação quando a finalidade é a obtenção de produtos finais com especificações de dimensões, forma, condições superficiais e propriedades mecânicas específicas.

Assinale a alternativa correta com relação ao trabalho a frio:

Escolha uma:

4 Os processos de conformação apresentam a finalidade de se obter produtos finais com formas, dimensões e propriedades mecânicas específicas. Esses processos podem ocorrem em diferentes temperaturas como trabalho a quente, trabalho a frio e trabalho a morno.

Sobre as diferentes condições de temperaturas utilizadas na conformação mecânica, análise como V (VERDADEIRAS) ou F (FALSAS) as seguintes afirmações:

 

I.(  ) No trabalho a frio ocorrem os processos de recuperação ou recristalização também observados durante o trabalho a quente.

II.(  ) Os valores da tensão de escoamento após o trabalho a frio excedem os valores obtidos no ensaio de tração do material antes da deformação a frio.

III.(  ) Na conformação morna, o material é aquecido abaixo da temperatura de recristalização e ocorre a recuperação dinâmica, isto é, durante a deformação plástica as tensões geradas nos grãos são aliviadas.

 

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

5 O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquelmolibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.

Assinale a alternativa correta sobre as classificações mais comuns dos aços inoxidáveis:

Escolha uma: