UNIDADE DE ENSINO IV

1 Analise as afirmações com relação ao núcleo celular a seguir:

I - É a estrutura responsável pela reprodução celular.

II - Esta estrutura contém o material genético responsável pelas características hereditárias.

III - Quando o núcleo não consegue mais se dividir, a célula morre.

IV - É a estrutura responsável pela permeabilidade seletiva, controlando a entrada e a saída de substâncias na célula.

V - Apresenta-se envolto pela carioteca. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: Escolher uma resposta.

 

2 Sabemos que os radicais livres estão envolvidos com várias patologias e podem induzir lesões celulares, particularmente lesões de membrana. Podemos afirmar que: Escolher uma resposta

 

 

3 As substâncias conhecidas como antioxidantes neutralizam os radicais livres ou seus efeitos. Alimentos antioxidantes são aqueles ricos em substâncias que podem “varrer” os radicais livres e fortalecer a membrana celular, para que os danos do “bombardeio” não afetem o núcleo e o DNA da célula, impedindo a reprodução celular. De acordo com estas informações, analise as seguintes afirmações:

I - Nosso organismo tem sistemas de inativação desses radicais que incluem os antioxidantes endógenos (ou exógenos como selênio, zinco e vitamina E), enzimas como a superóxido dismutase, catalases e a glutationa peroxidase.

II - Acredita-se que os processos patológicos que ocorrem em função dos radicais livres não se fundamentam no desequilíbrio entre a formação e a destruição desses radicais, ou seja, entre os radicais livres e os antioxidantes.

III - O papel do elemento zinco no organismo humano está envolvido na estabilização d e membranas estruturais e na proteção celular, prevenindo a peroxidação lipídica.

IV - O papel fisiológico do zinco como antioxidante é  evidenciado por dois mecanismos: proteção contra oxidação e inibição da produção de espécies reativas de oxigênio, reforçando, assim, o papel do zinco como estabilizador da membrana plasmática e organelas celulares.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 Escolher uma resposta.

4 O núcleo celular é uma estrutura que contém o material genético responsável pela reprodução e  propagação da vida, o DNA. Interferências na comunicação nuclear e cromossômica acarretam morte celular e ou anomalias funcionais no organismo. Assinale  a alternativa correta:

 

5 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) de acordo com as seguintes afirmações:

As anormalidades genéticas adquiridas são mutações que resultam de alteração do material genético. Muitas doenças resultam de  danos em genes ou cromossomos, e esses defeitos podem ocorrer de maneira espontânea, herdada ou por meio de  influência agressiva do ambiente. Assim:

 

(  ) Defeitos na duplicação do DNA podem causar mutações genéticas. As mutações tornam -se alterações permanentes na estrutura do DNA, podendo ser corrigidas por mecanismos de reparo do próprio DNA, os quais previnem  danos graves ao organismo.

(  ) Apesar de mutações genéticas serem de extrema importância pa ra a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo não depende da estabilidade de seu genoma. A estabilidade não deve resultar em mecanismo de replicação,  mas, sim, em mecanismos que reparem os danos no DNA.

(  ) Entende-se por reparo a correção de erros causados por muta¬ções, realizada por mecanismos existentes e conhecidos de reparo do DNA lesado, onde uma célula pode ter vários sistemas capazes de atuar ao mesmo tempo no DNA lesado.

(  ) Também a radiação ionizante pode causar mutações genéticas em mulheres grávidas, no entanto, existem mecanismos de reparo do DNA para este tipo específico de dano. Se eles falharem ou se o dano for muito grave para ser co rigido, danos permanentes ao DNA podem ocorrer, resultando em malformações.

 

6 Sabendo que os defeitos do tubo neural (DTNs) são anomalias congênitas graves relacionadas aos tecidos do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal) e que as substâncias que causam danos ao desenvolvimento de embriões ou fetos são conhecidas como substâncias teratogênicas, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes afirmações:

 

(  ) Os defeitos do tubo neural resultam do fechamento completo do tubo neural durante a quarta semana de desenvolvimento embrionário.

(  ) As condições clínicas mais comuns dos defeitos do tubo neural são espinha bífida e  anencefalia, e as causas que contribuem para esses distúrbios são danos genéticos e teratogênicos.

(  ) As infecções maternas durante a gravidez também podem causar efeitos teratogênicas sobre o feto.

(  ) Um dos principais riscos associados ao aumento da incidência das DTNs é a deficiência materna de ácido fólico, que tem início antes mesmo da mulher saber que está grávida.

 

(  ) Os distúrbios que ocorrem após a concepção, que, portanto, não são herdados, são distúrbios do desenvolvimento. Durante o período de organogênese, o sistema que está mais susceptível não será afetado.  Marque a alternativa correspondente