Unidade de Ensino IV

 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 4 / ► U4S1 - Atividade Diagnóstica

As citações podem ser de dois tipos: direta e indireta, havendo ainda a citação de citação. Independente da sua forma, as citações seguem algumas regras de apresentação. Sobre essas regras, analise as afirmativas abaixo:

I - Nas citações, as chamadas devem ser feitas pelo sobrenome do autor.

 

II – As citações diretas devem ser destacadas no texto utilizando-se aspas duplas ou recuo de quatro cm da margem a depender da quantidade de linhas ocupadas pela citação.

 

III – As citações indiretas também devem ser identificadas ente aspas duplas.

 

IV – As supressões devem ser indicadas com colchetes e reticências.

 

Estão corretas:

Para enfatizar ou destacar trechos da citação, o autor poderá utilizar-se de alguns recursos. Analise as citações abaixo, e assinale a alternativa na qual esse destaque foi elaborado corretamente:

Conforme a NBR 6023 (2002), as referências são compreendidas como:


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Conforme a norma de citações, as citações podem ser de dois tipos: diretas e indiretas. As citações diretas são:

Com relação às referências, analise as afirmativas a seguir:

 

I – É a listagem dos elementos descritivos retirados de um documento que permita sua identificação.

 

II – Os elementos que comporão a referência devem ser apresentados em sequência padronizada.

 

III – Não existe relação direta entre citação e referências visto que cada um dos elementos estará ocupando uma parte do documento.

 

IV – A lista de referência aparece em local específico no texto, nos elementos pós-textuais.

 

Estão corretas:

Analise as referências a seguir e identifique aquela que está corretamente organizada:

Analise as frases a seguir com inserção de citações indiretas e assinale a alternativa correta:

 

Conforme Oliveira (1989), o Planejamento Tático é expandido começando pelos estágios organizacionais inferiores, com o objetivo de usar eficientemente os meios disponíveis para a realização dos objetivos propostos.

Na indicação da referência, o autor pode ser:


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Conforme a norma da ABNT, que orienta a elaboração de artigos científicos – NBR 6022 (2003) –, o artigo é composto pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Compõe os elementos pré-textuais:

O artigo também se destina a apresentar os resultados de uma pesquisa. Porém, diferentemente de um Relatório de Pesquisa, há necessidade de reduzir o documento de modo que as informações mais importantes possam ser divulgadas de uma forma mais compacta. Os recursos que o pesquisador poderá adotar para apresentar os resultados da coleta de dados obtidos na pesquisa são:

Uma das formas para se estabelecer as categorias como resultado da aplicação de instrumentos qualitativos é utilizar a técnica de análise de conteúdo. Esse procedimento possui uma organização, sendo que a primeira fase compreende:


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A norma que orienta a elaboração do artigo científico é a 6022 (2003), que o define como parte de uma publicação, na qual a autoria é declarada, ou seja, o autor é claramente identificado. Quanto aos tipos, o artigo pode ser original ou de revisão. O artigo de revisão:

Em um artigo no qual o autor apresenta os resultados de uma pesquisa, precisará demonstrar para o leitor como obteve as informações. Se se coletaram dados em campo por meio de instrumentos quantitativos, poderá utilizar-se de:

Conforme a NBR 6022, da ABNT, o artigo é um documento que pode apresentar os resultados de uma pesquisa de forma reduzida. Com relação à formação do artigo, analise as afirmativas a seguir: 

 

Nas pesquisas sociais, é muito comum utilizar-se de instrumentos denominados qualitativos para coleta de dados. Sobre a forma de apresentação dos dados qualitativos, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

 

Na estrutura do artigo, os elementos textuais são compostos por introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução tem como finalidade:

 


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Compreende-se comunicação científica como a informação que se apresenta em congressos, encontros, reuniões em que se expõe o resultado de pesquisas. Quanto à estrutura do texto escrito além da folha de rosto, sinopse e bibliografia, contém também um conteúdo central que abrange:

Para Medeiros (2000) o paper é um ensaio que, diferente de um relatório, deve apresentar uma avaliação ou interpretação do que foi obtido. Com relação ao paper, analise as afirmativas a seguir:

 

Os eventos científicos fazem parte do processo de divulgação informal das produções científicas, sendo uma oportunidade para que seus participantes tenham acesso a informações atualizadas na sua área de atuação, além de estabelecer contato com outros pesquisadores. Com relação à comunicação informal, analise as afirmativas abaixo:


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Todo pesquisador precisa transmitir a outras pessoas o fruto de sua atividade científica, isso pode ocorrer de diversas formas, sendo que uma delas é em eventos científicos. Com relação aos eventos científicos, assinale a alternativa que melhor os caracteriza:

Uma das formas de apresentar pesquisas em eventos científicos é por meio da comunicação científica. Esse tipo de publicação geralmente acompanha uma exposição oral na qual o pesquisador discorre de forma breve sobre o trabalho desenvolvido. Sobre a comunicação científica, analise as afirmativas a seguir:

 

Um dos mais breves trabalhos científicos é o informe científico. No que consiste esse tipo de publicação?

Sobre o paper, analise as afirmativas a seguir identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

No que se refere à descrição formal do trabalho a ser apresentado na comunicação científica, os elementos que compõem o conteúdo são:

 


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Na estruturação do TCC os elementos textuais compreendem a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão. Na Conclusão o trabalho precisa apresentar:

É aconselhável, para a elaboração do TCC, que o pesquisador, a medida que vá desenvolvendo a pesquisa, também escreva seu texto. Sobre essa orientação, analise as afirmativas abaixo: 

 

O Resumo é um item que difere na quantidade de palavras a depender da publicação científica à qual esteja destinado. Assim, para artigos, o Resumo deve conter de 100 a 250 palavras, para uma monografia de 150 até 500 palavras. Quanto às características do Resumo, analise as afirmativas abaixo e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

 


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Conforme Ferreira (2011) explica, são documentos monográficos as monografias elaboradas na graduação e especialização, as dissertações produzidas nos cursos de mestrado, as teses produzidas nos cursos de doutorado e os artigos resultantes de pesquisas. Um trabalho científico para ser monográfico precisa:

Dentro da estrutura do TCC, os elementos textuais se referem à(ao):

 

A defesa oral do TCC é uma parte importante na realização do trabalho. Para melhor se preparar para esse momento, sugere-se ao aluno:

 

Quando o pesquisador finaliza o TCC, percorreu um longo caminho, visto que ele sintetiza a produção de um conhecimento. Quando está estruturando o trabalho, algumas recomendações são úteis. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

Dentro dos elementos textuais do TCC estão compreendidos a Introdução o Desenvolvimento e a Conclusão. Com relação à Introdução, analise as afirmativas a seguir:


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Para a elaboração de um texto científico, alguns cuidados devem ser tomados não apenas com relação ao conteúdo, mas também com relação à forma. Para padronizar e facilitar a elaboração desses documentos, deve-se recorrer à normalização específica. As normas da ABNT oferecem uma forma de padronização e são, atualmente, as mais adotadas especialmente nas produções nacionais.

As referências seguem uma determinada ordenação e estrutura a depender da natureza do documento ao qual se refere. Analise em qual das alternativas abaixo a referência bibliográfica está correta. Trata-se de uma referência de livro:

 

Conforme a NBR 6022 (2003) o artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos e técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. É estruturado em três elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré-textuais são constituídos por:

 

A coleta de dados é uma das etapas mais importantes da pesquisa, pois é o momento no qual o pesquisador recolherá as informações importantes para verificar a realidade e responder ao problema da pesquisa. A forma de apresentação desses dados deve ser suficientemente adequada para que um trabalho rico não perca sua qualidade em função da precariedade na apresentação das informações.

 

A literatura científica é a parte da comunicação científica que está organizada e sistematizada em livros, periódicos ou outros veículos formais. Entretanto, existem os veículos informais, tais como debates e apresentações orais de estudos e pesquisas.

 


  Atividade Discursiva  Metodologia Científica

O enunciado é apenas uma diretriz para a pesquisa que deverá fazer (aquelas questões devem nortear o seu trabalho, e não serem meramente respondidas - nesse caso, não seria uma pesquisa), e a história de sua cidade é apenas o pano de fundo dessa atividade, ou seja, não se trata de contar os fatos históricos referentes à sua cidade - mas sim de comparar dados que apontam a evolução da cidade a partir de uma determinada série histórica (taxa de natalidade, escolaridade, atividade econômica, desemprego etc.). 

 

 

 

Para realizar o trabalho novamente, peço que siga as seguintes orientações:

 

Em uma pesquisa documental, o pesquisador analisa dados ou objetos que ainda não receberam tratamento analítico, ou seja, dados estatísticos já levantados que podem eventualmente ser comparados, estruturados, criticados etc. Em geral, você pode colher dados sobre sua cidade em sites como IBGE e IPEA, ou ainda, no Diário Oficial de seu município.

 

Nesse sentido, renda per capita, área de desmatamento, pirâmide social, faixa etária, gênero, cor de pele, escolaridade etc. são dados que, em geral, ainda não foram analisados. A título de explicação:

 

"A presente pesquisa pretende analisar o crescimento populacional da cidade de São Paulo (SP) entre os anos de 2000 e 2010, dados agregados como renda per capita e escolaridade também serão analisados. Desse modo, objetiva-se comparar os dados demográficos dos levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizados nesses anos. Composta majoritariamente por mulheres, a população da cidade de São Paulo teve um crescimento significativo de 7,5% no ano de 2010 se comparado ao último Censo realizado pelo IBGE. Em 2000, segundo dados desse instituto, a população da cidade – sem considerar a região metropolitana – totalizava 10.437.203 habitantes. Já no ano de 2010, a população da cidade totalizava 11.253.503 habitantes. Em relação à faixa etária, percentualmente, o grupo de pessoas entre 25 e 29 anos superou aqueles entre 20 e 24 anos. Isso aponta para um gradual envelhecimento da população. Segundo AUTOR (ano, página), o envelhecimento da população é a tendência...”

 

Assim por diante. Terminado seu texto, dedique um espaço para as referências bibliográficas. Ex.:

 

SOBRENOME, Nome. Livro (em itálico). Cidade: Editora, ano.

 


Atividade Discursiva Metodologia Científica "Exemplo"

 

Abaixo esta a copia da minha atividade discursiva que eu fiz através dela vocês tirem uma ideia de como fazer  as suas !!!

Obs: não sejam hp não deem Ctrl+C Ctrl+V tirem uma ideia a parti dela e façam as suas, lembrando plagie é zero :)

 

 

A presente pesquisa pretende analisar a evolução populacional da cidade Anápolis (GO), dados agregados como e IDHM e o PIB também serão analisados. Entre os anos de 2000 e 2010, o Censo Demográfico levantados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que no ano de 2000 a cidade de Anápolis registrava  288.085 de habitantes, em 2010 o Censo informou que o número de habitantes são de  335.032, portanto entre o ano de 2000 e 2010 ouve um aumento percentual de 16.296232014856727  de habitantes na cidade de Anápolis, sendo que 163.467 são o Total de homens, 171.565 são Total de mulheres, 329.170 Total da população urbana e 5.862 Total da população rural.  O índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM”). Em Anápolis no ano de 2000 o idhm era de 0,641 e em 2010 o idhm era de 0,737, portanto10 anos em Anápolis de 2000 a 2010 o idhm teve um aumento de 0.096 comparando com a grande Goiânia que em 2000 o idhm era de 0,715 e em 2010 era de 0,799 e em 10 anos teve o um aumento de 0,084, com esses dados podemos perceber que Anápolis teve um desenvolvimento superior a grande Goiânia de 0.012.   Anápolis em 2000 teve o PIB (Produto Interno Bruto dos Municípios) Valor adicionado bruto da agropecuária 19.051 mil reais, Valor adicionado bruto da indústria 434.567 mil reais e o Valor adicionado bruto dos serviços 988.626 mil reais, já no ano de 2010 Valor adicionado bruto da agropecuária 27.269 mil reais, Valor adicionado bruto da indústria 3.952.322 mil reais e o Valor adicionado bruto dos serviços (*) 3.330.815 mil reais. Como podemos ver de 2000 a 2010 o PIB da agropecuária não cresceu significa mente, entretanto, o valor adicionado da indústria e o valor adicionado bruto cresceu significa mente nesse intervalo de 10 anos.

 

 

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/grafico_cidades.php?lang=&codmun=520110&idtema=103&s earch=goias|anapolis|produto-interno-bruto-dos-municipios-2010 http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao _goias.pdf http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=520870&idtema=118&sear ch=goias|goiania|%C3%8Dndice-de-desenvolvimento-humano-municipal-idhm- http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=520110&idtema=118&sear ch=goias|anapolis|%C3%8Dndice-de-desenvolvimento-humano-municipal-idhm-