UNIDADE DE ENSINO III

1 Sobre o processo de necrose, podemos afirmar:

 Escolher uma resposta

 

2 Sobre o processo de apoptose, sabe-s e que:

Escolher uma resposta

 

3 Com relação às causas das necroses, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

 

 

4 Sabendo que o produto necrótico comporta-se como um corpo estranho em nosso organismo, tentamos eliminá -lo. A eliminação do produto necrótico e a consequente evolução das lesões podem levar:  Escolher uma resposta.

5 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas questões relacionadas às enzimas caspases:

(  ) As caspases são enzimas que poucas vezes participam das vias mais importantes do processo de apoptose.

(  ) A ativação de enzimas caspases decorrente de ativação de receptores da via extrínseca (receptores de superfície celular) pode promover ativação de apoptose pela ativação da via mitocondrial, e esta, por sua vez, em uma reação em cascata, desencadeia uma resposta amplificada, gerando sinais intracelulares de morte celular.

(  ) Algumas caspases também são necessárias ao sistema imune para a maturação das citocinas. Falhas na cascata de apoptose contribuem para o desenvolvimento de tumores e doenças autoimunes, como a apoptose que ocorre na isquemia ou no mal de Alzheimer.

 

 

 

6 O estudo de apoptose vem elucidando mecanismos que garantem a sobrevivência celular, importante aspecto avaliado em disfunções celulares que causam o câncer e doenças degenerativas. Assim, assinale Verdadeiro (V) ou  Falso (F) nas afirmações a seguir:

(  ) A sobrevida celular insuficiente, pelo processo apoptótico, pode levar à degeneração tecidual de variadas doenças, como o Alzheimer, ou defeitos somáticos associados ao desenvolvimento.

(  ) Nos pacientes com doença autoimune, o sistema imunológico não consegue distinguir os tecidos saudáveis do corpo dos antígenos. O resultado é uma resposta imunológica que destrói os tecidos normais do corpo, debilitando todo o organismo do paciente.

(  ) Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, são caracterizadas por morte de neurônios em regiões do sistema nervoso central. Embora haja perda de neurônios com o avanço da idade, a doença autoimune gera susceptibilidade a infecções e  está relacionada com a atividade apoptótica em células T.

(  ) A apoptose é fundamental na maturação e seleção de linfócitos T, pois, enquanto essas células estão amadurecendo no timo, diferentes células T que possuem receptores não funcionais entram em apoptose. A apoptose é importante para  a homeostase do organismo. Se as células não têm capacidade para reparar danos no DNA, a apoptose acontece, e a célula morta é substituída pe la divisão celular de outra célula.