UNIDADE DE ENSINO III

Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S1 - Atividade Diagnóstica

De acordo com a NR-10, quais são os profissionais que podem executar serviços relacionados à eletricidade?

 

De acordo com a NR-10, qual é a definição utilizada para definir uma rede de baixa tensão?

 

De acordo com as definições apresentadas na NR-10, o que é isolamento elétrico?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S1 - Atividade de Aprendizagem

Com relação à segurança nos serviços realizados em rede elétrica, é correto afirmar que:

 

Para trabalhos com eletricidade, é necessário o uso de uma série de EPIs. Quando possível, esses equipamentos devem ser revestidos de:

 

Com relação à segurança em projetos descrita na NR-10, analise as afirmativas a seguir:

 

 

I.O projeto elétrico, sempre que possível, deverá prognosticar a instalação de dispositivo de seccionamento de ação paralela.

 

II. Somente projetos envolvendo alta tensão devem prever condições para a adoção de aterramento provisório.

 

III. O projeto das instalações elétricas deverá ficar à disposição dos funcionários e de outras pessoas aprovadas pelo estabelecimento e ser atualizado constantemente.

 

Qual(is) da(s) alternativa(s) está(ão) correta(s):

 

Com relação aos métodos de proteção coletiva citadas na NR-10, é correto afirmar que:

 

De acordo com o glossário disponibilizado na NR-10, qual é a definição de rede elétrica de extra baixa tensão?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S2 - Atividade Diagnóstica

O Anexo III da NR-15 trata da questão de trabalhadores que são expostos ao calor. O Quadro I deste documento estabelece o tipo de atividade, o grau de dificuldade para exercê-la e o tempo de descanso e trabalho para cada uma delas. Sendo assim, para uma situação de trabalho de grau leve, cujo IBUTG calculado seja de 35, qual deverá ser o tempo de trabalho e descanso para este funcionário?

 

De acordo com a NR-15, qual das alternativas abaixo indica um dos tipos de radiação ionizante?

 

Ainda sobre as radiações, porém agora falando sobre as não ionizantes, qual é o comprimento de onda das ondas de rádio?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S2 - Atividade de Aprendizagem

O gás faz parte do grupo de agentes químicos e tem como significado uma substância que se encontra em forma gasosa quando está a:

 

A NR-16 é a norma responsável pela regulamentação de atividades perigosas. O trabalho nesse tipo de atividade dá direito ao trabalhador a um adicional de periculosidade, incidente sobre seu salário. A porcentagem estabelecida pela norma é de:

 

A NR-15 é a norma responsável pela regulamentação de atividades insalubres. Esta norma determina que o funcionário exposto a este tipo de atividade tenha direito a receber um valor adicional, que é calculado baseado no:

 

O Anexo II, da NR-15, estabelece os limites de tolerância para trabalhador exposto a ruídos de impacto. Em situações normais, qual é o limite de tolerância estabelecido pela norma para este tipo de ruído?

 

O Anexo XIII, da NR-15, apresenta diversos agentes químicos e em quais situações suas operações são consideradas insalubres de grau mínimo, médio e máximo. No caso do chumbo, qual das atividades abaixo apresenta um grau de insalubridade mínimo?


 Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S3 - Atividade Diagnóstica

Em qual classe de incêndio são enquadrados elementos como óleo e gasolina?

 

Os extintores de incêndio do tipo água pressurizada são geralmente utilizados para conter incêndios de qual classe?

 

A Classe D é utilizada para classificar incêndio que acontece em material pirofórico. Qual é a definição desse tipo de elemento?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S3 - Atividade de Aprendizagem

(TRF – 5ª Região – 2012 – adaptado) Qual é a classe de incêndio onde se enquadram os equipamentos elétricos energizados?

 

De acordo com o que foi estudado, o fogo é uma combinação de três elementos, sendo um deles o oxigênio. Qual é o nível de oxigênio que deve estar presente no meio para que a combinação resulte no fogo?

 

Para que ocorra o fogo ou uma explosão, é necessária a combinação de três elementos: fonte de ignição, comburente e substância combustível ou inflamável. Qual das alternativas abaixo representa uma fonte de ignição?

 

Quando um incêndio começa uma das formas de detê-lo é utilizando o princípio do abafamento. Como este método funciona?

 

Um dos tipos de transferência de calor estudado é a condução. Como funciona a troca de calor neste caso?


 Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S4 - Atividade Diagnóstica

De acordo com a NR-18, antes de uma obra ser iniciada, é necessário que se prepare um documento contendo, entre outras coisas importantes, uma análise dos riscos que existirão no local. Qual é o nome deste documento?

 

Dos itens apresentados a seguir qual faz parte da área de vivência de uma obra?

 

Conforme determinação da NR-18, qual é o número mínimo de trabalhadores em uma obra para que se tenha ambulatório?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S4 - Atividade de Aprendizagem

A respeito do processo de demolição, a NR-18 estabelece que:

 

Conforme especificado no item 18.4.2.12b, a construção da cozinha na área de vivência deve ter pé direito mínimo de:

 

De acordo com as determinações da NR-18, item 18.4.2.6.1c, o local destinado ao vaso sanitário deve ter divisórias com altura mínima de:

 

De acordo com o item 18.4.2.11l, da NR-18, que trata do local das refeições, é correto afirmar que:

 

 

Conforme estabelecido na NR-18, como deverá ser feito o dimensionamento dos bebedouros do refeitório?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3 - Avaliação da Unidade

A segurança em instalações elétricas energizadas é tratada no item 10.6 da NR-10. Esse tipo de atividade exige extrema atenção do funcionário que irá realizá-la. Este profissional

deve possuir formação na área de elétrica, bem como treinamento de NR-10, e ser devidamente treinado e capacitado para realizar a atividade em questão.

 

A respeito das instalações elétricas energizadas, é correto afirmar que:

 

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) tem como objetivo preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando a ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. As ações do PPRA devem ser implementadas na empresa, sob responsabilidade do empregador, e devem ter a participação de todos os colaboradores.

 

Os riscos existentes em um ambiente de trabalho podem ser do tipo físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de cada um desses riscos, respectivamente.

 

A NR-15 diz respeito às atividades e operações insalubres. Esta norma determina a concentração, ou seja, a intensidade máxima ou mínima, relacionada ao tipo de atividade que está sendo exercida pelo trabalhador e ao tempo de exposição a algum tipo de agente perigoso, a fim de não causar mal à saúde do trabalhador. As atividades relacionadas às operações insalubres asseguram ao trabalhador o direito a um adicional, denominado adicional de insalubridade.

 

Com relação ao adicional de insalubridade, é correto afirmar que ele:

 

As medidas de proteção e combate a incêndio devem ser adotadas por todo tipo de empregador, de acordo com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis à situação. É dever do empregador providenciar para seus funcionários informações a respeito da utilização dos equipamentos de combate a incêndio, dos procedimentos para evacuação do local de trabalho em caso de acidente e dos dispositivos de alarme existentes. Sabe-se que o fogo se inicia a partir da combinação de três elementos: comburente, fonte de ignição e substância inflamável ou combustível. Sendo assim, responda:

 

Qual das alternativas a seguir indica um exemplo de comburente, um de fonte de ignição e um de substância combustível e inflamável, respectivamente?

 

A NR-18, que será estudada nesta seção, tem como título Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Esta norma engloba diversas outras publicadas no site do Ministério do Trabalho e Emprego que têm relação com a área da construção civil. Ela tem como objetivo estabelecer instruções a respeito de organização e planejamento de medidas de controle, bem como de sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

 

Um dos pontos abordados na NR-18 está relacionado à área de vivência da obra, que tem como um de seus itens o vestiário. Qual deve ser a metragem desta instalação para um canteiro de obras com 500 funcionários?