UNIDADE DE ENSINO III

Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S1 - Atividade Diagnóstica

A expressão tratamento térmico é utilizada para descrever todas as operações controladas de aquecimento e resfriamento de um material no estado sólido que tem como objetivo alterar a sua microestrutura e/ou suas propriedades.

 

 

Sobre as reações de transformações de fases, assinale a alternativa correta:

 

O diagrama de fases é uma ferramenta essencial que possibilita a análise de depedêndia entre a formação de novas fases com a temperatura.

 

 

Sobre a análise do diagrama de fases para uma transformação isotérmica, assinale com V (verdadeira) e F (falsa) as seguintes afirmações:

 

(  ) No diagrama de fases são traçadas duas linhas que significam, respectivamente, o tempo necessário a uma determinada temperatura para o início e fim da transformação.

(  ) No diagrama de transformação de fases a temperatura eutetóide é representada por uma linha horizontal.

(  ) A transformação de austenita em perlita ocorre quando uma liga de composição eutetóide é super-resfriada abaixo da temperatura eutetóide.

 

Assinale a alternativa correta:

 

 

Escolha uma:

 

3 Os diagramas de transformação isotérmica e por resfriamento contínuo podem ser considerados como diagramas de fases onde o parâmetro tempo é introduzido.

Esses diagramas permitem prever a _____________ após um dado intervalo de _____________ em processos de tratamento térmico conduzidos em _____________ constante e com _____________ contínuo.

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

 

 

Escolha uma:

 


 Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S1 - Atividade de Aprendizagem

 

1 A normalização é um tratamento térmico muito aplicado em peças laminadas e forjadas e ainda muito utilizado como tratamento preliminar à têmpera.

Sobre a normalização, analise as afirmações a seguir:

 

I.Na normalização o aço é aquecido acima da temperatura crítica (região que tenha apenas austenita) seguido pelo resfriamento no ar.

 

II.Neste tratamento térmico são formadas as microestruturas ferrita e perlita para aços com menos de 0,8 %pC.

 

 

III.Na normalização, dependendo do aço, as microestruturas formadas são a ferrita e perlita fina ou a cementita e perlita fina. Em alguns aços, eventualmente pode se formar a bainita.

É correto o que afirmar-se:

 

Escolha uma:
2 A reação eutetóide do sistema ferro-carbeto de ferro é fundamental para a compreensão e desenvolvimento das microestruturas em ligas de aço.

Asssinale a alternativa que apresenta corretamente as fases formadas em uma reação eutetóide a partir do resfriamento da austenita 0,76 %pC.

Escolha uma:
3 A presença de elementos de ligas, além do carbono, causa alterações significativas nas posições e formas das curvas nos diagramas de transformação isotérmica. Na prática, os tratamentos térmicos isotérmicos não são os mais fáceis de serem conduzidos.

Dadas as seguintes afirmações:

 

I. A maioria dos tratamentos térmicos envolvem o resfriamento contínuo de uma amostra até a temperatura ambiente.

II. O gráfico que contém as curvas modificadas para o início e término de uma reação é conhecido como diagrama de transformação por resfriamento contínuo.

III. Os diagramas de transformação isotérmica e por resfriamento contínuo podem ser considerados como diagramas de fases onde o parâmetro tempo é introduzido.

 

É correto o que afirma-se:

Escolha uma:

Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S2 - Atividade Diagnóstica

1 Os principais sistemas de classificação dos aços são: AISI (American Iron and Steel Institute), SAE (Society of Automotive Engineers: SAE J404 e DIN (Deutsches Institut für Normung). No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) segue basicamente os sistemas AISI e SAE.

Sobre o aço de construção mecânica AISI/SAE 4140 é correto o que afirma se em relação a sua composição química:

Escolha uma:

2 O conhecimento das composições químicas dos metais e suas ligas é fundamental para a aplicação de tratamentos térmicos.

A_______ consiste no __________ do aço acima da temperatura crítica garantido apenas a presença da microestrutura _________ com posterior __________ rápido e formação da microestrutura denominada ____________.

Escolha uma:

3 A profundidade de endurecimento e a distribuição da dureza ao longo da seção em uma peça, após a têmpera, dependem da temperabilidade do aço, das dimensões da peça, da temperatura de austenitização e do meio de têmpera.

Dadas as afirmações:

 

I. A temperabilidade é definida como a habilidade do aço adquirir dureza pela formação de martensita em determinadas profundidades após tratamentos térmicos de têmpera.

II. Um aço temperado é aquele que possui, no mínimo, 50% de estrutura martensítica no centro da peça.

III. A avaliação do percentual de martensita é realizado, somente, por medidas de dureza.  

 

É correto o que afirma se:

Escolha uma:


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S2 - Atividade de Aprendizagem

1 O revenimento além de produzir alterações nas microestruturas promove o alívio das tensões decorrentes da têmpera. No revenimento diversos são os fenômenos que podem causar fragilidade ao revenido.

"Um deles é a ______________ da tenacidade para aços submetidos ao revenimento em temperaturas entre 230 e 370 °C. Essa fragilidade ocorre devido a _____________ de uma película que envolve a estrutura ________________."

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Escolha uma:

 

2 A profundidade de endurecimento e a distribuição da dureza ao longo da seção em uma peça, após a têmpera, dependem da temperabilidade do aço. Após a têmpera as barras são seccionadas e são aferidas a dureza desde a sua superfície até o centro da barra cilíndrica.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação correta do método de distribuição de dureza, descrita anteriormente:

Escolha uma:

3 A temperabilidade é definida como a habilidade do aço adquirir dureza pela formação de martensita em determinadas profundidades após tratamentos térmicos de têmpera, isto é, a temperabilidade é a capacidade de um determinado aço formar martensita e, portanto, à velocidade crítica de têmpera.

O ______________ consiste em _____________ a extremidade de um único corpo de prova por um jato de __________ em condições controladas obtendo uma ampla faixa de velocidades de ___________________.

Escolha uma:


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S3 - Atividade Diagnóstica 

1 Os tratamentos térmicos são utilizados para promoverem alterações microestruturais dos aços ou para aliviar/eliminar a superposição da transformação martensítica e das tensões térmicas que é a responsável pela formação de trincas e distorções no aço durante a têmpera.

A _____________ é um tratamento isotérmico que consiste no resfriamento _________ do metal até a temperatura de transformação em que ocorre a formação de _____________.

Escolha uma:

2 A martêmpera é um tratamento térmico em que a etapa de homogeneização da temperatura da peça reduz sensivelmente o risco de formação de trincas e distorções o que não dispensa o revenimento.  

A figura a seguir apresenta o diagrama TTT para o tratamento térmico de martêmpera.

Em relação aos pontoas A, B e C assinale a alternativa correta:

 

 

 

 

3 Normalmente, estes tratamentos termoquímicos são utilizados quando é desejada a combinação de uma superfície com elevada resistência ao desgaste e um núcleo tenaz. Engrenagens, pinos móveis e eixos de comandos são alguns exemplos de aplicações que requerem essa combinação.

Analise as afirmações e julgue as entre verdadeira (V) e falsa (F):

 

I. (  ) Na cementação o carbono é introduzido na superfície do aço em temperaturas acima de 900 °C.

II. (  ) Para garantir a distribuição adequada de carbono após a cementação é realizado um tratamento de difusão de carbono no campo austenítico.

III. (  ) Na nitretação as camadas obtidas são menos espessas que as obtidas pela cementação e apresentam um resultado com menores distorções.

 

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3S3 - Atividade de Aprendizagem 

1 Na cementação o carbono é introduzido na superfície do aço em temperaturas acima de 900 °C e dois aspectos importantes influenciam este processo: o meio em que o aço é carbonetado e o processo de difusão do carbono.

A ___________________ consiste no aquecimento do metal acima da zona crítica, no qual a solubilidade do carbono no aço é elevada e a utilização de ______________ como ___________ que atuam como  ________________aumentando a proporção de CO em relação ao CO2.

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Escolha uma:

 

2 Em algumas aplicações os tratamentos térmicos não são indicados, pois alteram a microestrutura e propriedades de toda peça ou aço. Muitas vezes são desejadas apenas alterações obtidas com a utilização de tratamentos termoquímicos.

Assinale a alternativa que justifica a utilização de tratamentos termoquímicos ao invés de tratamentos térmicos.

Escolha uma:

3 Na martêmpera, a homogeneização da temperatura da peça reduz sensivelmente o risco de formação de trincas e distorções o que não dispensa o revenimento.  

Além da martêmpera outro tratamento térmico importante é a _____________ que é um tratamento ____________ em que ocorre a transformação da austenita em ____________.

Escolha uma:

 


Materiais de Construção Mecânica /UNIDADE DE ENSINO 3 /U3 - Avaliação da Unidade 

 

1 Os tratamentos térmicos podem ser definidos como o conjunto de operações que envolvem o aquecimento e/ou resfriamento a que são submetidos os diversos metais e suas ligas sob condições controladas, como por exemplo, a temperatura.

Dadas as afirmações a seguir:

 

I. O recozimento é o tratamento térmico em que um metal previamente submetido a um trabalho a frio é amolecido mediante a sua recristalização, com a finalidade de reduzir a dureza e aumentar a ductilidade e a usinabilidade do metal.

II. No ciclo térmico de recozimento o aquecimento deve ser uniforme e a temperatura de patamar homogênea afim de se evitar distorções na peça.

III. O recozimento de esferoidização tem por objetivo a obtenção de uma estrutura de carbetos esferoidizados dispersos em uma matriz ferrítica.

 

É correto o que afirma-se: 

Escolha uma:

2 A expressão tratamento térmico é utilizada para descrever todas as operações controladas de aquecimento e resfriamento de um material no estado sólido que tem como objetivo alterar a sua microestrutura e/ou suas propriedades. O rebite 2117-T é o rebite mais utilizado na indústria aeronáutica na rebitagem de estruturas de liga de alumínio, pois é um rebite pronto, isto é, para sua utilização não é necessário qualquer tipo de tratamento térmico.

 Assinale a alternativa que apresenta o tratamento térmico indicado para que os rebites 2017-T e 2024-T apresentem maior resistência quando comparados ao 2117-T.

Escolha uma:

3 O conhecimento das composições químicas dos metais e suas ligas é fundamental para a aplicação de tratamentos térmicos. A têmpera é um dos tratamentos térmicos mais importantes utilizados em aços com mais de 0,3 %pC de carbono.

Dadas as colunas A e B.

 

COLUNA A COLUNA B
1 - TÊMPERA (  ) tem como finalidade aumentar a dureza e resistência mecânica do metal através da formação da microestrutura denominada martensita.
(  ) nesse tratamento térmico alguns fenômenos podem ser observados como a precipitação de carbonetos na austenita retida, reduzindo seu teor de carbono.
2 - REVENIMENTO (  ) além de produzir alterações microestruturas promove o alívio das tensões decorrentes de outros tratamentos térmicos.
(  ) a eficiência desse tratamento térmico depende de alguns fatores como, por exemplo, a geometria da peça e o meio de resfriamento utilizado.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da relação entre as colunas A e B:

Escolha uma:

 

4 Alguns aços com teores elevados de carbono podem apresentar uma quantidade significativa de austenita retida após o resfriamento. A presença de austenita retida ocorre devido à baixa temperatura de final de transformação martensítica.

Por esta razão, os aços de altos teores de carbono utilizados em  _____________ são submetidos a tratamentos térmicos _________ para que a austenita retida seja transformada em _____________.

Escolha uma:

5 Em algumas aplicações os tratamentos térmicos não são indicados, pois alteram a microestrutura e propriedades de toda peça ou aço. Muitas vezes são desejadas apenas alterações das propriedades superficiais das peças e nestas situações são indicados os tratamentos termoquímicos.

Dadas as seguintes afirmações:

 

I. Nos tratamentos termoquímicos o carbono e o nitrogênio atuam como solutos intersticiais e se difundem com elevada rapidez no aço.

II. A cementação pode ser realizada em meios líquido, gasoso e sólido, sendo o potencial químico do carbono nestes meios o fator determinante do teor de carbono na superfície da peça.

III. A formação da microestrutura resultado da cementação depende de dois fatores: composição química e velocidade de resfriamento.

 

É correto o que afirma-se:

Escolha uma: