Unidade de Ensino III

 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S1 - Atividade Diagnóstica

As ciências da natureza têm como objeto central os fenômenos naturais. Já as ciências sociais podem ser compreendidas como:

Escolha uma:

Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados a seguir e suas definições:

 

1 – Positivismo.

 

II – Estruturalismo.

 

III – Materialismo dialético.

 

( ) Esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade.

 

( ) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas.

 

( ) Nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não.

 

( ) Nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais.

 

A correta sequência é:

Escolha uma:

Sobre o Positivismo, leia atentamente as afirmações a seguir:

 

I - O Positivismo lógico nasceu na década de 1920, tendo como principal orientação a luta contra o pensamento metafísico que, segundo se acreditava, seria superado pela defesa dos estudos empíricos.

 

II - Para o Positivismo, a análise dos fenômenos sociais pode ser subjetiva, pois, segundo essa metodologia, não é possível prever e determinar a ação humana.

 

III - Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, para quem a Ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois, com isso, haveria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio.

 

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:


  Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S1 - Atividade de Aprendizagem

Por Ciências Sociais, compreendemos:

Em relação ao surgimento das Ciências Sociais alguns aspectos contextuais tiveram relevância. Analise as afirmativas abaixo e identifique esses aspectos:

 

O Positivismo teve como um dos seus principais teóricos Augusto Comte e se caracteriza por:

O Estruturalismo é um paradigma recorrente em estudos organizacionais. Sobre esse paradigma, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O conceito de estrutura é fundamental para compreender o estruturalismo, que compreende como é fundamental esse entendimento independente dos aspectos históricos.

 

II. O que importa no modelo estruturalista é o estudo das relações entre os elementos constitutivos da estrutura.

 

III. Um aspecto bastante importante nesse método é que, para captar a realidade, é preciso afastar-se dela, revelando aspectos que a realidade objetiva nem sempre apresenta.

 

IV. O método estruturalista descreve sistematicamente todos os fatos observados até identificar seu lugar na estrutura.

 

Estão corretas:

O materialismo dialético como paradigma revela também um posicionamento crítico frente aos fenômenos sociais. Esse paradigma apresenta características diferentes dos demais uma vez que considera fundamentalmente as relações sociais e econômicas como fatores determinantes para a análise dos fenômenos. Sobre esse paradigma analise as afirmativas a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

* Para o materialismo dialético, o mundo material está em constante movimento e mudança, sendo essa uma das características principais da matéria. ( )

 

* No materialismo dialético, a história não é fator importante uma vez que se a matéria existe de maneira independente, esse fato é a-histórico. ( )

 

* Nesse paradigma, só existe uma maneira de testar um argumento científico, é verificando sua refutabilidade empírica. ( )

 

* Dentre os paradigmas apresentados, o materialismo dialético é o único que considera a história como fator determinante para o desenvolvimento dos fenômenos valorizando o papel da contradição. ( )

 

A correta sequência é:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S2 - Atividade Diagnóstica

1 A pesquisa qualitativa vem ganhando grande destaque nas pesquisas sociais, embora ainda não seja reconhecida por muitos teóricos. A questão da subjetividade é colocada como um dos aspectos problemáticos desse tipo de abordagem. Com relação à subjetividade nas pesquisas qualitativas, é verdadeiro afirmar:

I – O mais adequado é que o pesquisador não utilize os aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. Assim, o melhor é utilizar esse aspecto como complementação.

 

II – A subjetividade ganha destaque porque nem sempre a quantificação pode apreender a dinâmica presente na vida cotidiana, cenário dos fenômenos sociais.

 

III – A subjetividade se refere à compreensão detalhada dos significados e características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade.

 

IV – A objetividade apresentada por meio de diagramas e gráficos é o único meio de demonstrar uma verdade científica.

 

Estão corretas as afirmativas:

A preparação da pesquisa científica requer um planejamento para que os procedimentos sejam organizados de modo mais racional. Além da definição do tema, também representa uma das etapas mais importantes na elaboração do planejamento da pesquisa:

O Projeto de Pesquisa é um documento elaborado para nortear o trabalho de investigação. Pode ser compreendido como um planejamento que visa organizar as etapas deste processo, para garantir a viabilidade do estudo. São os passos para a elaboração do projeto:

1. A seleção do tema da pesquisa.

 

2. A formulação do problema.

 

3. O levantamento das hipóteses.

 

4. O plano prévio para obtenção de dados.

 

Faça a associação entre os passos anteriores e as definições a seguir:

 

( ) É a delimitação de uma situação a uma condição que permita sua investigação.

 

( ) É a etapa de escolha do assunto a ser abordado pela pesquisa.

 

( ) É a exposição do objetivo da pesquisa, bem como o planejamento das etapas de sua execução.

 

( ) É a tentativa de dar uma resposta, mesmo que provisória, ao problema formulado.

 

A sequência correta é:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S2 - Atividade de Aprendizagem

A pesquisa qualitativa, no pensamento científico, apresenta algumas características muito próprias e é compreendida como:

Minayo (2001) afirma que o conjunto de dados qualitativos e quantitativos não se opõem, e podem se complementar. Ao que se deve essa afirmação da autora?

A pesquisa é organizada por meio de um fluxo, que precisa ser respeitado para garantir a interligação dos elementos. Analise as afirmativas a seguir sobre o fluxo da pesquisa:

 

I – A formulação do problema é um dos aspectos centrais uma vez que disso depende da organização dos procedimentos e técnicas para obtenção dos dados.

 

II – As hipóteses como respostas provisórias ao problema só poderão ocorrer na medida em que o tenha delimitado.

 

III – Muitas vezes é possível prever a coleta de dados sem ainda ter certeza sobre o problema central da pesquisa, pois para delimitá-lo há necessidade de leitura dos textos que atualizem sobre o assunto.

 

IV – Todo o processo de organização da pesquisa deve estar fundamentado num paradigma que também servirá para a escolha mais adequada dos instrumentos para coleta de dados.

 

Estão corretas:

A dicotomia entre as abordagens qualitativas e quantitativas é explicada em função das matrizes epistemológicas às quais as abordagens historicamente se vinculam. Contudo, muitos autores defendem a integração das abordagens. Com relação às características das abordagens qualitativas e quantitativas, analise as afirmativas abaixo e identifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

* A abordagem qualitativa em estudos sociais se ocupa de aspectos da realidade que não podem ser quantificados tais como valores, sentimentos, crenças, dentre outros. ( ).

 

* Nas abordagens quantitativas, a objetividade é aspecto central uma vez que o considerado real é aquilo visível e quantificável, os dados subjetivos não podem ser crivados pela ciência ( ).

 

* Pelo fato de a abordagem qualitativa não empregar o material estatístico como meio de análise de um problema, não pode ser considerada como objetiva e nem cientificamente válida ( ).

 

* Na análise das informações, as técnicas estatísticas podem contribuir para verificar informações e isso é importante inclusive para pesquisas qualitativas ( ).

 

A correta sequência é:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:

 

O _______________ é um documento que deve apresentar as etapas da ______________. Ele segue um fluxo que permite organizar as informações com vistas a __________________ o problema da pesquisa. Um aspecto que não pode ser descuidado é o que se refere ao ______________, pois se relaciona aos custos da pesquisa.

Escolha uma:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S3 - Atividade Diagnóstica

Quanto à pesquisa, uma de suas formas mais frequentes é a pesquisa bibliográfica. Sua importância está no fato de não ser apenas um tipo de pesquisa definido para que um tema seja estudado, visto que a pesquisa bibliográfica também se apresenta como pré-requisito para a realização de todos os tipos de pesquisa. Com relação à pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:

 

 

I – Ela se serve de produções teóricas existentes sobre determinado assunto.

 

II – Para sua realização, há a necessidade da seleção e leitura do material, cabendo anotações e fichamentos.

 

III – A leitura destinada à elaboração de um trabalho científico tem características diferentes daquela que se faz em relação a um romance, por exemplo.

 

IV – Documentos obtidos em arquivos públicos representam um tipo de fonte bibliográfica.

 

Estão corretas as afirmativas:

A pesquisa documental é caracterizada pelo fato de a fonte para a coleta de dados estar restrita a documentos, que podem ser escritos ou não. Analise as opções a seguir e identifique aquelas que se caracterizam como fontes documentais:

 

I – Documentos de arquivos públicos, diários e relatos de viagem.

 

II – Objetos, gravuras e pinturas.

 

III – Fotografias e publicações parlamentares e administrativas.

 

IV – Estatísticas, mapas, cartas e contratos.

 

Estão corretas:

Leia as assertivas a seguir:

 

I. Ludwig (2009) adverte que a análise documental possibilita grande liberdade de interpretação ao pesquisador.

 

POR ISSO

 

II. Há a necessidade de autocrítica constante para que a análise se mantenha dentro de limites.

 

Considerando as duas assertivas, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S3 - Atividade de Aprendizagem

A pesquisa bibliográfica é um tipo que faz parte de todos os estudos científicos. Considera-se como aspectos importantes sobre a pesquisa bibliográfica:

 

I. Por meio dela se compreende a constituição histórica do objeto de estudos.

 

II. A pesquisa bibliográfica torna acessível o conhecimento produzido sobre o assunto.

 

III. Ela pode tornar-se desnecessária em estudos empíricos, porém o que for produzido a partir desse estudo servirá de fonte para outras pesquisas.

 

IV. Por trabalhar com dados primários possibilita uma análise inédita sobre o conteúdo da documentação.

 

Estão corretas:

 

Uma das características principais da pesquisa documental é:

As pesquisas, independente da área e tipo, precisam ser também bibliográficas, uma vez que por meio desse tipo de pesquisa é que se obtém maiores conhecimentos sobre o assunto que se pretende investigar. Pode-se realizar um estudo somente utilizando a pesquisa bibliográfica e isso se justifica por:

 

I. A pesquisa bibliográfica oferecer meios para definir, resolver inclusive problemas que ainda não se consolidaram suficientemente, por meio do estudo das pesquisas e publicações feitas.

 

II. Propiciar um exame do tema definido sob novo enfoque, não se limitando a ser mera repetição.

 

III. Não existirem fontes suficientes para se realizar estudos empíricos ou de cunho descritivo.

 

IV. Colocar o pesquisador em contato com o maior número de publicações sobre determinado assunto, o que possibilita o confronte entre os resultados, levanto a análises que podem ser inovadoras.

 

Estão corretas:

Estabeleça a correta relação entre a pesquisa bibliográfica e documental e suas respectivas fontes:

 

1 – Fontes bibliográficas.

 

2 – Fontes documentais.

 

( ) Livros, artigos publicados em revistas científicas.

 

( ) Documentos de arquivos públicos ou particulares.

 

( ) Relatos, diários e autobiografias.

 

( ) Publicações parlamentares e administrativas.

 

A correta sequência é:

É um equívoco pensar que a pesquisa bibliográfica é mais fácil que outros tipos, e isso se justifica por:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S4 - Atividade Diagnóstica

O Projeto de Pesquisa deve ser estruturado em três partes: pré-textual, textual e pós-textual. Os elementos textuais devem apresentar:

Sobre a observação como técnica para a coleta de dados, analise as afirmativas a seguir:

 

I – É um instrumento que permite apreender aspectos nem sempre explícitos e articulado com a aplicação de outros, como o questionário.

 

II – Embora seja um instrumento importante em pesquisas sociais, deve ser utilizado em articulação com outros.

 

III – Nem todos os estudos, mesmo na área da Administração, requerem o uso do questionário, uma vez que isso depende dos objetivos da pesquisa.

 

IV – O registro da observação deve ser feito imediatamente, em um documento denominado diário de campo.

 

Estão corretas as afirmativas:

Em uma pesquisa é possível integrar diferentes instrumentos para a coleta de dados, uma vez que essa escolha depende do que se pretende responder com a pesquisa. Sobre o questionário é possível afirmar que uma de suas vantagens é alcançar o maior número de pessoas, o que representa um ganho para a pesquisa. Podemos indicar como um dos problemas do questionário:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3S4 - Atividade de Aprendizagem

Com relação ao Projeto de Pesquisa, analise as afirmativas a seguir:

I. Decorre de um processo de planificação, no qual o pesquisador deverá prever todas as etapas que comporão o estudo.

 

II. Precisa prever não apenas o tema e o problema, mas também como se obterá dados para responder as questões adequadamente.

 

III. Pode ou não aplicar a norma específica, dependerá da necessidade do estudo.

 

IV. É um documento que ao ser organizado, possibilita refletir de maneira objetiva sobre o que será investigado.

 

Estão corretas:

Conforme a NBR 15287 (2005) da ABNT, o projeto é estruturado em três partes:

Em pesquisas sociais é bastante comum a coleta de dados empíricos, sendo que a observação é uma das formas utilizadas para responder a questão central da pesquisa. É possível utilizar-se somente da observação para responder o problema da pesquisa?

A entrevista e o questionário são instrumentos que permitem maior objetividade na coleta de informações junto ao grupo de interesse da pesquisa. Sobre esses instrumentos, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiros (V) ou falsos (F):

 

* A entrevista é considerada como um diálogo no qual o entrevistado responde a um conjunto de perguntas que atendem os objetivos da pesquisa, sendo mais adequado seguir um roteiro para manter a objetividade.

* Na definição dos indivíduos a serem entrevistados, o mais adequado é estabelecer um número bastante representativo ainda que isso consuma muito tempo da pesquisa.

 

* O questionário pode ser elaborado com perguntas abertas, fechadas ou com os dois tipos de perguntas, de acordo com a necessidade da pesquisa.

 

* Não é adequado e uma mesma pesquisa se utilizar questionários e entrevistas pois são instrumentos muito parecidos sendo mais adequado variar os instrumentos.

 

A sequência correta é:

No projeto de pesquisa, os elementos textuais correspondem à parte do trabalho no qual o investigador descreverá o conteúdo propriamente dito. Nesta parte, o pesquisador irá prever a metodologia do estudo que conterá:


 Metodologia Científica / ► UNIDADE DE ENSINO 3 / ► U3 - Avaliação da Unidade

Recomenda-se que a estrutura do Projeto de Pesquisa atenda à NBR 15287 (2005) da ABNT. De acordo com essa norma, o documento deverá estar organizado em três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Os elementos textuais compreendem:

Com relação aos instrumentos mais utilizados para a coleta de dados em pesquisas sociais, estabeleça a correta relação:

 

1 – Questionário.

 

2 – Entrevista.

 

3 – Observação.

 

( ) Essa técnica permite apreender os fatos no momento em que ocorrem, desde que o pesquisador tenha cuidado em registrá-los imediatamente.

 

( ) É um instrumento que permite obter informações diretamente da pessoa, tendo o pesquisador a oportunidade de observar também suas reações durante a aplicação da técnica.

 

( ) É uma técnica que precisa ser utilizada de maneira articulada a outras, em função da necessária validade científica.

 

( ) É um instrumento imparcial que permite maior facilidade na obtenção de informações.

 

A correta sequência é:

A pesquisa bibliográfica é um tipo necessário de pesquisa para todos os estudos científicos. Portanto, não há como desenvolver uma pesquisa sem buscar fundamentar o estudo a partir das fontes bibliográficas. Sobre a pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:

 

I – Todos os estudos requerem a fase bibliográfica, exceto aqueles de caráter empírico que buscam resolver situações muito novas, para as quais ainda não existam fontes suficientes.

 

II - A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre determinado assunto, mas propicia o exame do tema sob novo enfoque ou abordagem, o que favorece conclusões inovadoras.

 

III – São considerados como fontes bibliográficas os documentos oficiais, as legislações e as fontes estatísticas.

 

IV – A pesquisa bibliográfica trabalha principalmente com fonte primárias, em geral obtidas pelo próprio autor da pesquisa.

 

Estão corretas as afirmativas:

No planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes se refere à formulação do problema da pesquisa. O problema da pesquisa deve ser compreendido como:

No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( )

 

Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. ( )

 

Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( )

 

São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( )

 

A correta sequência é: