UNIDADE DE ENSINO II

1 Sobre o conceito de lesão reversível, podemos afirmar que: Escolher uma resposta.

 

 

2 As lesões irreversíveis acontecem quando:

Escolher uma resposta.

 

 

3 As As lesões degenerativas são classificadas de acordo com o acúmulo de algumas substâncias. De acordo com esta afirmação, quais são as afirmações corretas

 

 

4 Um queloide é um crescimento adicional de tecido cicatricial sobre uma ferida da pele, assim:

5 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes questões: Uma lesão física, causada por uma fonte mecânica, térmica ou química pode levar a danos na estrutura de células e afetar suas  funções. Assim:

(  ) As lesões no joelho, excepcionalmente no menisco, são muito comuns em atletas, adultos co m sobrepeso ou obesos, praticantes de atividade física em demasia, causando estresse e dano desta articulação.

(  ) A ferida de pressão (escara ou úlcera decúbito) consiste em lesões que aparecem em cima de proeminências ósseas, tais como a parte traseira da cabeça, ombro, osso sacro e osso do calcanhar. As formações dessas lesões ocorrem por causa da compressão entre uma proeminência óssea e tecidos moles. A extensão da lesão pode ir desde a formação de úlceras até a necrose, onde há a morte do tecido.

(  ) A lesão térmica é aquela causada por extremos de temperatura, como ocorre no caso das queimaduras e ulcerações pelo frio. Esse tipo de lesão também pode ser superficial, atingindo camadas da pele, ou atingir músculo, vasos sanguíneos e inervações,  agravando o quadro.

(  ) Toxinas endógenas (de dentro do próprio organismo, como no esôfago, estômago e intestino delgado) não causam lesões no organismo, são substâncias benéficas. Somente substâncias externas ao organismo, como o álcool, que lesa as células do  fígado, levando à cirrose hepática, é que podem danificar estas estruturas

 

 

6 Muitas doenças envolvem a participação dos radicais livres de oxigênio na formação de lesões, pois esses radicais interagem com os fosfolipídios de membrana. Assim, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes afirmações:

(  ) Durante os processos metabólicos, esses radicais atuam como mediadores para a transferência de elétrons nas várias reações bioquímicas. Porém, a produção excessiva deste elemento no organismo pode conduzir a danos oxidativos.

(  ) A oxidação é a combinação de uma substância com o O2 (oxigênio) ou perda de hidrogênio ou de elétrons.

(  ) As oxidações biológicas são catalisadas ou geradas por enzimas específicas, como Superóxido Dismutase (SOD), Catalase (CAT) e Glutationa Peroxidase (GPx).

 

(  ) As espécies reativas de oxigênio nunca devem agir de forma benéfica ao organismo, mesmo quando usadas pelo sistema imunitário para atacar e aniquilar agentes patogênicos ou quando atuam como moléculas mensageiras em vias de sinalização celular.

(  ) O “estresse oxidativo” é o desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e as substâncias antioxidantes . Quando há esse desequilíbrio, acontece a possibilidade de aparecer diferentes doenças.