UNIDADE DE ENSINO II

Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S1 - Atividade Diagnóstica

Qual foi a quantidade inicial de normas regulamentadoras aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego?

Qual é a norma regulamentadora que trata das questões de proteção contra incêndios?

Qual é a norma regulamentadora que trata das questões de fiscalização e penalidades?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S1 - Atividade de Aprendizagem

De acordo com a NR-20, o que é Líquido Combustível?

De acordo com a NR-28, quando uma empresa é notificada por irregularidades relacionadas a qualquer norma regulamentadora, qual é o prazo máximo que ela terá para se adequar à respectiva NR?

De acordo com a NR-12 os dispositivos de partida, acionamento e parada de máquinas e equipamentos devem ser projetados de forma que:

Atualmente, quantas são as normas regulamentadoras?

São consideradas operações insalubres:


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S2 - Atividade Diagnóstica

A eleição da CIPA deve obedecer aos seguintes parâmetros:

Compete aos profissionais integrantes do SESMT:

Qual é o grau de risco de uma atividade cujo CNAE é 01.16-4?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S2 - Atividade de Aprendizagem

Na composição do quadro de funcionários da CIPA, como é feita a escolha do presidente?

O dimensionamento do SESMT de uma empresa de 300 funcionários, cujo CNAE é 58.23-9, será composto por quantos funcionários da área de saúde e segurança do trabalho?

O quadro de funcionários da CIPA poderá ser composto por:

O dimensionamento da CIPA de uma empresa de 1500 funcionários, cujo setor econômico pertence ao grupo C-30 será de:

Qual a carga horária de trabalho de um Técnico em Segurança do Trabalho e de um Engenheiro de Segurança do Trabalho, respectivamente?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S3 - Atividade Diagnóstica

Em um ambiente de trabalho, quais são os locais mais propícios a risco biológico e químico, respectivamente?

Com relação ao ambulatório da área de vivência, sua implantação deverá ocorrer em canteiros de obras ou frentes de trabalho com quantos funcionários?

Com relação aos chuveiros das instalações sanitárias, como deverá ser feita a distribuição, de acordo com a quantidade de trabalhadores?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S3 - Atividade de Aprendizagem

A NR-18 diz respeito a todos os assuntos relacionados à área da construção civil. O programa de saúde e segurança do trabalhador utilizado nesta área é o PCMAT. Com relação à área de vivência que deve ser dimensionada no PCMAT, qual dos estabelecimentos abaixo faz parte do dimensionamento?

O mapeamento dos riscos existentes no ambiente de trabalho é realizado através do PPRA. Baseado em seu conhecimento a respeito dos tipos de riscos existentes, assinale a alternativa que representa um risco químico.

A NR-07 trata de assuntos relacionados à elaboração do PCMSO. Porém, um outro programa relacionado à saúde do trabalhador é retratado nesta norma: o PCA. O que significa esta sigla?

De acordo com a NR-07, que trata sobre o PCMSO, é correto afirmar que:

A NR-09 está relacionada à elaboração do PPRA, que trata do mapeamento dos riscos existentes no local de trabalho. Com relação aos riscos ambientais, quais são as cores que caracterizam cada um deles?


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S4 - Atividade Diagnóstica

Com relação aos EPIs, é função do Ministério do Trabalho e Emprego a seguinte afirmação:

Um dos EPIs utilizados na proteção respiratória é o respirador semifacial de silicone. Qual é a melhor forma de se higienizar esse tipo de respirador?

Um dos EPIs utilizados para a proteção dos membros superiores é a luva. Existem vários tipos de luvas, para cada uma das quais há uma aplicação diferente. A luva de látex é utilizada para:


Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2S4 - Atividade de Aprendizagem

Qual das alternativas abaixo representa uma das responsabilidades do órgão regional do MTE com relação aos EPIs?

Em qual das NRs citadas abaixo existe um programa que detalha adequadamente todos os EPIs e EPCs que devem ser utilizados na construção civil?

Com relação à higienização do protetor auricular tipo concha utilizado para a proteção da orelha, é correto afirmar que:

(DCTA-SP, 2013 - adaptado) As NRs regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. A NR-06 estabelece:

Sobre os EPCs é correto afirmar que:


 Legislação e Segurança do Trabalho /UNIDADE DE ENSINO 2 /U2 - Avaliação da Unidade

A NR-03 trata de assuntos relacionados a Embargo ou Interdição, que são medidas de urgência adotadas a partir da constatação da situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. É considerado risco grave e iminente toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.

Diante da explicação anterior, responda: De acordo com a NR-03, durante o período de interdição ou embargo, os trabalhadores:

A NR-10 estabelece as condições mínimas necessárias para o trabalho envolvendo serviços com eletricidade. Estabelece a segurança nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

 

De acordo com a NR-10, o Memorial Descritivo do Projeto deverá conter algumas especificações. Dentre elas, está a:

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes das atividades laborais. É composta pelos funcionários da própria empresa, tendo representante do empregador (presidente) e dos funcionários (vice-presidente e efetivos). Os representantes dos funcionários são escolhidos por eleição, e qualquer funcionário poderá se candidatar.

 

Suponha que haja uma empresa com 824 funcionários e setor econômico C-3. Nesse caso, quantas pessoas deverão ser eleitas?

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) tem como objetivo promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. É composto por profissionais como Engenheiro, Médico, Enfermeiro, Técnico em Segurança e Auxiliar de Enfermagem, todos com formação na área de Engenharia e Medicina do Trabalho e devidamente registrados no órgão competente.

 

Uma determinada empresa possui 330 funcionários e grau de risco 4. Como deverá ser montado o SESMT dessa empresa?

A NR-28 (Fiscalização e Penalidades) tem como objetivo estabelecer os critérios que serão utilizados para multar os estabelecimentos que não agirem de acordo com as recomendações das normas que regulamentam suas atividades. Sabemos que, quando isso acontece, o empregador está colocando em risco a segurança de seus funcionários e isto não é permitido por lei. Então, se uma empresa é denunciada ao Ministério do Trabalho e Emprego, um auditor fiscal do trabalho faz uma auditoria no local. Se constatadas as irregularidades, ele propõe melhorias e, a depender do grau da infração, já aplica uma multa imediatamente.

Um determinado estabelecimento possui 628 funcionários e foi multado por manter os sistemas de tubulação da empresa sem dispositivos de segurança. Qual item da NR-13 a empresa deixou de cumprir e qual será o valor mínimo e máximo da multa que deverá pagar, respectivamente?