UNIDADE DE ENSINO II

 UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S1 - Atividade Diagnóstica

A pesquisa é um procedimento organizado racionalmente visando à construção de conhecimentos científicos. Qual é a importância da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento em Administração?

Escolha uma:

 Correto

A observação é uma das etapas do método científico, considerada inclusive como fundamental para a decisão da investigação. Analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que demonstram a importância da observação para um estudo científico:

I. Ela é a etapa que corresponde ao levantamento de respostas provisórias para o problema da pesquisa.

II. A observação é a etapa em que se estuda a realidade e, a partir disso, identifica-se as questões que representam problemas a serem respondidos cientificamente.

III. Não é o simples ato de olhar, mas de enxergar questões efetivamente relevantes para o estudo científico e a melhoria nas condições de vida e de desenvolvimento das áreas de conhecimento.

IV. A observação efetivamente é o momento em que se elabora o problema da investigação científica.

Estão corretas:

Escolha uma:

 Correto


UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S1 - Atividade de Aprendizagem

A pesquisa é um procedimento muito requisitado atualmente, principalmente no seu sentido senso comum. Numa perspectiva científica, como podemos compreender o sentido da pesquisa?

Escolha uma:

 Correto

 

2 O método científico pode ser considerado o cominho para se construir o conhecimento científico. São etapas do método científico:

Escolha uma:

 Correto

A pesquisa é – por excelência – a forma de se produzir o conhecimento científico. Em relação à pesquisa, analise as afirmativas a seguir:

I – A pesquisa científica exige do pesquisador diversas qualidades, tais

como criatividade, perseverança, paciência, honestidade.

II – Para que a pesquisa alcance êxito, deve ser organizada em um

planejamento.

III – Por meio da pesquisa, faz-se avançar o próprio desenvolvimento

científico.

IV – A pesquisa não deve ser vinculada ao método científico, pois nem

sempre há como se aplicar o método na pesquisa.

Estão corretas:

Escolha uma:

 Correto

O conhecimento científico, produto da pesquisa, precisa estar presente nas práticas dos universitários como condição para o desenvolvimento das diferentes áreas do saber. A pesquisa é a forma de impulsionar o desenvolvimento de um país. Tendo isso como referência, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

(   ) A diferença fundamental entre as pesquisas realizadas pelos universitários e aquelas realizadas pelos cientistas formados está no propósito e não nos métodos.

(   ) Os estudos científicos realizados pelos estudantes universitários não podem ser considerados como relevantes, pois não têm grande aplicação e se limitam a atender às necessidades acadêmicas.

(   ) O valor da pesquisa está somente no que pode ser aplicado e, por isso, nem sempre pode conduzir a um processo de aprendizado.

(   ) O valor da pesquisa para os estudantes está no desenvolvimento de sua capacidade de reconstituir e refazer o cominho percorrido por muitos cientistas, além do desenvolvimento do espírito científico.

A correta sequência é:

Escolha uma:

 Correto

Analise a frase seguinte e assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas:

A _____________________, no método científico, corresponde à etapa em que são estabelecidas respostas provisórias ao problema de pesquisa. Já a ____________ corresponde à resposta ao problema, por meio do confronto do que foi obtido no levantamento de dados e informações.

Escolha uma:

 Correto

 


UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S2 - Atividade Diagnóstica

Analise as assertivas a seguir em relação ao entendimento do que seja a pesquisa:

I. A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio de processos científicos.

II. Em geral, a pesquisa parte de um problema e, por meio do uso do método científico, busca uma solução.

III. A pesquisa é a única forma para a obtenção de conhecimentos na Universidade.

IV. Nem sempre se faz uso da consulta bibliográfica para compreender melhor o objeto de estudos.

É correto o que se afirma apenas em:

Escolha uma:

 Correto

 

 

2A pesquisa bibliográfica se caracteriza por:

Escolha uma:

 Correto

 


 UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S2 - Atividade de Aprendizagem

A realização de uma pesquisa requer necessariamente o estudo de fontes bibliográficas sem que isso represente que a pesquisa seja do tipo bibliográfica. A que se justifica a necessidade da leitura dessas fontes?

Escolha uma:

 Correto

Pode-se afirmar que a pesquisa é uma forma de execução do método científico. A relação entre o método e a pesquisa ocorre porque:

Escolha uma:

 Correto

 

Analise as afirmativas a seguir em relação à classificação das pesquisas e identifique as afirmativas como V (verdadeiras) ou F (falsas):

(  ) O estudo exploratório visa aumentar a familiaridade do pesquisador com o fenômeno ou ambiente que pretende investigar.

(  ) A pesquisa descritiva interfere na realidade estudada para modificá-la, não se satisfazendo em apenas explicá-la.

(  ) O estudo de caso limita-se a uma ou poucas unidades, que podem ser compreendidas como uma empresa, um órgão público, uma comunidade.

 

(  ) O estudo bibliográfico exige do pesquisador a vivência na comunidade escolhida, para melhor compreender as regras e convenções que regem esse grupo.

 

A correta sequência é:

Escolha uma:

 Correto

 

A realização de uma pesquisa requer alguns passos, sintetizados nas etapas do método científico. A aprendizagem pela pesquisa nos cursos de graduação favorecem os seguintes aspectos:

 

I – Construir a autonomia acadêmica, formar uma opinião sobre os assuntos, construir conhecimentos.

 

II – Desenvolver a capacidade de criação pelo esforço próprio e elaboração pessoal.

 

III – Aprender a organizar o caminho para a construção do conhecimento por meio de passos racionalmente sistematizados, compreendendo-o como algo passível de modificações conforme seja necessário.

 

IV – Aguardar e obedecer às diretrizes estabelecidas pelo professor, sem as quais não conseguirá executar seu estudo.

 

Estão corretas:

Escolha uma:

 Correto

 

A pesquisa que se baseia na interrogação direta ao grupo que se pretende investigar é bastante útil nos estudos de opinião e de atitude. Isso caracteriza a pesquisa:

Escolha uma:

 Correto


UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S3 - Atividade Diagnóstica

O ato de estudar a realidade poderá ser crítico ou não, a depender da forma como se apreende a realidade. Essa forma se manifesta na postura do leitor e para que o leitor se coloque como sujeito da leitura ele precisa:

Escolha uma:

 Correto

 

A utilização do fichamento, principalmente o de resumo, é indicada principalmente porque o estudioso normalmente não disporá em sua estante de todos os livros de que tem necessidade, portanto, constitui um recurso valioso para a organização de informações necessárias à realização de suas produções. Sobre o fichamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Deverá ser elaborado somente por meio de fichas tradicionais, daí sua denominação.

II. As fichas podem ser organizadas por tipos conforme a necessidade do pesquisador, de forma que ele assegure o acesso fácil à informação.

III. As fichas são uma forma de organizar e sistematizar os estudos realizados, pois para a sua elaboração é requerida a análise do material a ser fichado.

IV. O fichamento e a prática da leitura e resumo de textos em geral ocorrem de forma articulada.

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

 


UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S3 - Atividade de Aprendizagem

Esquematizar as ideias de um texto facilita a compreensão e identificação das ideias básicas. Sobre a importância de leitura, analise as afirmativas abaixo:

I – A leitura deve ser compreendida como um exercício de entender o que nos diz a realidade.

II – Sabem ler apenas os que foram alfabetizados, ficando fora desse grupo aqueles que, mesmo sabendo interpretar a realidade, não frequentaram a educação formal.

III – O sujeito da leitura não apenas retém a informação, mas faz um esforço para a compreensão da mensagem do autor para verificar se expressa a realidade.

IV – A prática da leitura deve levar a uma postura crítica não apenas à mensagem do autor, mas ao nosso entendimento do mundo.

Estão corretas:

Escolha uma:

 Correto

 

A prática do fichamento é uma alternativa para auxiliar o estudante, pesquisador ou profissional a organizar as fontes de informações necessárias para o seus estudos. Os fichamentos podem ser compreendidos como:

Escolha uma:

 Correto

O leitor pode ser concebido como sujeito ou objeto da leitura. Conforme Luckesi (1998) explica, o leitor-sujeito pode tornar-se leitorautor. Isso significa:

Escolha uma:

 Correto

 

Considerando a importância que a organização das informações possui para o estudante e o profissional, analise as afirmativas abaixo em relação ao fichamento:

 

I – A prática do fichamento aplica-se somente ao período em que o acadêmico estiver na Universidade, dispensando seu uso posteriormente, uma vez que o aluno deverá ter apropriado todos os conhecimentos possíveis para o exercício de sua função.

II – Não é possível a utilização de fichas com muitas finalidades; o ideal é selecionar sua aplicação a um número reduzido e com isso melhor aproveitá-las.

III – As fichas tradicionais de papel podem ser substituídas por arquivos e pastas armazenados em diferentes dispositivos, que facilitam o acesso por meio dos recursos tecnológicos.

IV – Nas fichas, deve-se seguir as orientações segundo as normas da ABNT no que se refere à transcrição das referências

 

Está(ão) correta(s):

Escolha uma:

 Correto

 

Sobre a leitura informativa, analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A leitura seletiva é a etapa em que se realiza o levantamento das fontes bibliográficas que contenham dados a serem aproveitados.

( ) A leitura interpretativa é a fase em que se decide se o texto estudado tem condições de ser aproveitado para o que se propõe.

( ) A leitura crítica é a etapa que corresponde ao estudo dos textos, o que possibilita a compreensão da mensagem.

A leitura de reconhecimento é a fase que corresponde ao levantamento das fontes para posterior exame com vistas ao conhecimento do seu conteúdo.

A correta sequência é:

Escolha uma:

 Correto


 UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S4 - Atividade Diagnóstica

A comunicação escrita na Universidade, bastante privilegiada, uma vez que tem a finalidade de ser objetiva, lógica, presta-se a uma análise mais isenta por parte daqueles que se proponham a fazer críticas. Sobre a comunicação escrita, analise as proposições seguintes:

I. Ela precisa ter algumas qualidades instrumentais como o rigor, a coerência, a logicidade e a clareza.

II. Embora as qualidades instrumentais sejam importantes, ela de nada valerá se não comunica a compreensão do mundo alcançado pelo conhecimento.

III. Nos exercícios iniciais da comunicação escrita, o aluno pode dispensar a correção ortográfica e gramatical.

IV. Ela é mais exigente do que a comunicação oral e implica um processo de amadurecimento do pensamento.

É correto o que se afirma apenas em:

Escolha uma:

 Correto

 

O resumo é uma importante ferramenta de estudos, uma vez que determina a leitura e leva à comunicação escrita. Diante disso, pode-se afirmar que o resumo:

Escolha uma:

 Correto


 UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2S4 - Atividade de Aprendizagem

A leitura é uma das condições para que se desenvolva uma boa escrita. Uma das exigências requeridas ao profissional na atualidade é a de que saiba também se expressar por meio de textos escritos. Orienta-se que o autor seja simples sem ser simplista, o que significa:

Escolha uma:

 Correto

 

Quanto ao estilo na escrita, analise as afirmativas abaixo:

I – Mesmo que se busque um autor como referência, o ideal não é copiar, mas construir um estilo.

II – Escrever bem é uma arte que leva tempo para aperfeiçoar, além de acessível a poucas pessoas.

III – Nunca utilize palavras que não conhece bem, pois pode confundir o leitor.

IV – É normal a primeira versão não sair bem e serem cometidos vários erros.

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

 

A pesquisa bibliográfica pode representar uma forma adequada de realizar a leitura e escrita de um texto. Quais as contribuições da pesquisa bibliográfica para o estudo?

Escolha uma:

 Correto

 

Conforme a NBR 6028 (2003), o resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Sobre os resumos, analise as afirmativas abaixo:

I – A norma estabelece três tipos de resumo.

II – O resumo crítico também é chamado de resenha ou recensão.

III – O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento.

IV – O resumo pode, em extensão, ser maior do que o texto original.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

 

A resenha contém o resumo na sua estrutura, porém é mais abrangente e cumpre outras funções. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Além de conter um resumo, a resenha permite comentários e opiniões, incluindo julgamento de valor e comparações com outras obras do mesmo gênero.

( ) O objeto de uma resenha pode ser um texto, uma obra cultural, uma peça de teatro, um filme.

( ) A resenha é uma espécie de resumo, portanto o resenhista deve se abster de emitir opiniões e julgamentos.

( ) A resenha admite o juízo valorativo, porém isso não pode reduzir-se ao resenhista informar que gostou ou não do texto original.

 

A correta sequência é:

Escolha uma:

 Correto


UNIDADE DE ENSINO 2 / ► U2 - Avaliação da Unidade

Do ponto de vista científico, pesquisa é um procedimento organizado, racional e sistemático para construir conhecimentos. A pesquisa científica utiliza o método científico para essa construção. Assinale a alternativa que demonstra, em sequência correta, as etapas do método científico:

Escolha uma:

 Correto

 

As pesquisas podem ser classificadas de diferentes formas conforme os critérios definidos pelos autores. Porém, algumas tipologias são compreendidas de maneira semelhante, independentemente do autor. Sobre os tipos de pesquisa, indique a correta relação entre cada um dos itens enumerados logo abaixo e cada uma das correspondentes definições em seguida.

 

I. Pesquisa bibliográfica.

II. Pesquisa documental.

III. Estudo de caso.

 

( ) Corresponde a pesquisas que visam analisar exaustivamente uma situação, dentro do seu contexto real.

( ) Corresponde a pesquisas que utilizam fontes documentais para a construção do entendimento sobre o objeto de estudos.

( ) Corresponde a pesquisas desenvolvidas com base em material já elaborado, sistematizado, tais como livros.

( ) É o tipo de trabalho exigido por todos os estudos.

 

A correta sequência de indicações, de cima para baixo, é:

Escolha uma:

 Correto

 

A leitura de textos é uma forma privilegiada de ter acesso ao conhecimento produzido. Para que a leitura seja uma atividade proveitosa, o ideal é que o indivíduo se coloque na condição de sujeito da leitura. Para isso, sugere-se que o leitor:

 

I. Tenha em mente a importância da memorização, uma vez que esse é um dos objetivos centrais da leitura.

II. Busque manter uma postura crítica do que se lê, compatibilizando-se com a realidade.

III. Mantenha uma postura de constante questionamento e de diálogo com o autor do texto.

IV. Receba a mensagem sem questionamentos uma vez que esse não é o objetivo da leitura.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

 

O resumo é um importante instrumento de estudo uma vez que possibilita o desenvolvimento de habilidades tais como a leitura e a escrita. Para a realização do resumo, alguns cuidados são necessários. Sobre isso, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:

Escolha uma:

 Correto

A resenha pode ser definida como o relato que descreve um conteúdo de maneira minuciosa, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem se destina. Com relação à estrutura da resenha científica, analise as assertivas seguintes:

 

I. As credenciais do autor se refere a informações sobre quem é o autor da obra original, sua formação, seus livros ou outros tipos de publicações.

II. A referência bibliográfica da obra original é item obrigatório, uma vez que identifica o autor e demais características da obra consultada.

III. O resumo da obra é parte constitutiva da resenha e objetiva apresentar o objeto de estudos da obra original.

IV. A resenha deve necessariamente apresentar uma apreciação que indique se ela esclarece algum ponto, responde alguma questão, revela novas abordagens.

 

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

 Correto