UNIDADE DE ENSINO I

1 O conceito de patologia pode ser definido como:

 

2 Sabemos que a unidade fundamental do ser vivo é a célula. Quais são os principais componentes estruturais e funcionais da célula que contribuem de forma decisiva para a saúde do indivíduo?

 

 

3 Os receptores celulares:

 

 

4 Com relação às estruturas vitais encontradas no citoplasma celular, podemos afirmar que:

 

5 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).

Com relação ao sistema imunológico, podemos afirmar:

 

 

 (  ) Quando diferentes micro-organismos entram em contato com nosso corpo, o sistema imune identifica os  antígenos (agentes patogênicos) e se arma como um verdadeiro exército composto por células e componentes moleculares.

 (  ) A imunidade inata (que nasce com o indivíduo) é a primeira linha de defesa contra organismos invasores, enquanto a imunidade adquirida ou adaptativa age como uma segunda linha de defesa e também protege contra reexposição ao mesmo patógeno.

(  ) O sistema imune adaptativo requer algum tempo para reagir contra um organismo invasor, enquanto o sistema imune inato inclui sistemas de defesa que, em sua maior parte, estão constitutivamente presentes e prontos para serem mobilizados em uma infecção.

(  ) O sistema adaptativo não possui memória imunológica, que aparece no caso de vacinas. Ao contrário, o sistema imune inato possui memória imunológica, visto que ele “lembra” que já encontrou um organismo invasor e reage mais rapidamente à exposição subsequente do mesmo organismo.

 

 

6 As estruturas celulares devem adaptar suas funções quando se defrontam com danos ou lesões celulares, garantindo a sobrevivência das células. As respostas vindas destas células podem estar envolvidas em mudanças de tamanho, número e estrutura celular.

 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes afirmações: