UNIDADE DE ENSINO I

UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S1 - Atividade Diagnóstica

Nas atividades profissionais, a todo momento nos deparamos com a necessidade de colocar em prática conhecimentos que permitam agir de forma racional para atingir o melhor resultado. Certamente algumas condutas nos ajudam a encaminhar melhor esse processo, especialmente se pautadas no espírito científico. Analise as afirmativas seguintes e identifique os elementos que devem servir de referência para a construção do conhecimento:

I – Ter o espírito crítico e não o espírito da crítica como referência, buscando a demonstração e a prova como parâmetro principal.

II – Estar aberto para a realidade, dispondo-se a compreendê-la e a compreender os problemas que nela ocorrem.

III – Agir com perseverança e tenacidade, reconhecendo que muitas vezes as respostas não ocorrem de imediato.

IV – Procurar não questionar muito, para não criar inimizades ou contestação.

Estão corretas:

Escolha uma:

 Correto

 

O senso comum é um conhecimento que se manifesta com muito mais frequência em nosso cotidiano do que os demais tipos de conhecimento. Contudo, o conhecimento filosófico é considerado imprescindível para que possamos fazer escolhas mais imparciais e conscientes. Quanto ao conhecimento filosófico, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

 Correto


A metodologia pode ser compreendida como o caminho, o percurso percorrido para a construção do conhecimento ou para a realização de algo. No âmbito acadêmico, metodologia nem sempre tem o mesmo significado, podendo ser compreendida de duas formas. Assinale a alternativa que melhor descreve essas abordagens:

Escolha uma:

 Correto

Por nascer num determinado meio cultural e num determinado momento histórico, os seres humanos constroem formas particulares de compreender e interpretar o que está no seu entorno. Isso representa uma forma de conhecimento. Com relação à forma como o conhecimento é construído, analise as afirmativas abaixo:

 

I. A forma como os seres humanos constroem seu conhecimento está vinculada a uma determinação social e, sendo assim, as crenças permanecem inalteradas ao longo das suas vidas.

 

II. Uma das formas de se construir o conhecimento é por meio das informações advindas dos meios de comunicação, que sempre carregam uma intenção ainda que não explicitamente revelada.

 

III. As formas predominantes de os seres humanos construírem seu entendimento sobre o mundo no início de suas vidas é na família, que irá exercer grande influência, porém não determinará sua manutenção ao longo da existência.

 

IV. A educação formal se configura num meio de levar à construção do conhecimento com base no acesso ao conhecimento científico.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

Com relação à definição do conhecimento, complete as lacunas da sentença abaixo:

O conhecimento é __________________ estabelecida entre ________________ que pretende conhecer, e o _______________ que será conhecido. O conhecimento depende dos nossos ____________ que apontam a maneira de ser das coisas.

 

Analise as alternativas abaixo, e assinale aquela que corresponder à correta sequência:

Escolha uma:

 Correto

O movimento Iluminista representou uma ruptura com as concepções dominantes à época. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas abaixo:

 

I. Esse movimento afirmava a importância de se romper com as formas tradicionais de pensamento, consagradas pela tradição, com vistas à construção de formas diferentes de interpretação da realidade.

 

II. Um aspecto central desse movimento foi a rejeição à submissão cega à autoridade e a crença na visão medieval baseada o teocentrismo.

 

III. Enfatizava a busca do entendimento por meio da razão, respeitando os preceitos do pensamento medieval e teocêntrico.

 

IV. Para o pensamento iluminista, a busca deveria ser de explicações baseadas na razão, sobretudo na razão científica.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

Existem diferentes formas de explicar os fenômenos, a realidade, as coisas. Os seres humanos construíram essas formas conforme as condições objetivas de vida possibilitaram, podendo-se afirmar que a ciência nasce em um determinado momento da história humana em função desses determinantes. Frente a isso, é verdadeiro afirmar que o conhecimento científico:

Escolha uma:

 Correto


 UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S2 - Atividade Diagnóstica

O conhecimento do tipo senso comum apresenta algumas características que, ao serem identificadas, permitem refletir sobre as práticas realizadas sob sua orientação. O senso comum:

Escolha uma:

 Correto

Os diferentes tipos de conhecimentos com os quais os seres humanos convivem são formas diferentes de responder às questões, não significando que um seja melhor do que o outro, são somente formas diferentes. Desse modo, a adoção de práticas mais racionais e metódicas para resolver os problemas, em geral, se justifica?

Escolha uma:

 Correto

questão

Texto da questão

Bachelard afirma ser o senso comum um dos primeiros e mais importantes obstáculos para o desenvolvimento do conhecimento científico. Leia atentamente as afirmações a seguir acerca do senso comum:

 

I. É evidente que muitos princípios científicos somente foram notados inicialmente por meio da intuição, característica do senso comum.

 

II. O senso comum está sempre cristalizado e, após a popularização de uma descoberta, com o tempo ela sempre é eliminada do conhecimento cotidiano.

 

III. A reflexão sobre os fenômenos naturais fornece uma dimensão significativa para o conhecimento, pois, ao buscar compreendê-lo, este nasce de nossa vivência prática na realidade.

 

Está correto o que se afirma em:

Escolha uma:

 Incorreto


 UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S2 - Atividade de Aprendizagem

Leia as afirmativas a seguir:

Muitos teóricos afirmam que a ciência é o senso comum especializado,

 

PORQUE

 

muito do processo de construção científica tem aspectos comuns com o conhecimento empírico.

 

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

 Correto

Na sociedade contemporânea, mesmo com o grande desenvolvimento da indústria farmacêutica, é fato comum a utilização de plantas medicinais. Recorrer à utilização de plantas medicinais é prática de longa data, especialmente no Brasil, em função da riqueza da flora. Conforme Camargo (2010, p. 38):

Apesar da flora brasileira ser rica e vasta, existe o consenso de que os estudos científicos nessa área ainda são insuficientes (FERREIRA, 1998). Para atender as recomendações da OMS, foi proposto a validação das propriedades medicinais das plantas, baseado na análise das formas de conhecimento empírico e científico.

 

O parágrafo acima demonstra que muito do desenvolvimento científico se deve ao conhecimento empírico ou vulgar. Sobre isso, é verdadeiro afirmar que:

Escolha uma:

 Correto

Um dos aspectos importante em relação ao conhecimento, é que permite um entendimento e compreensão da realidade. Não há conhecimento que ocorra fora de uma ação do sujeito no mundo, por isso a importância do conhecimento como fundamento para uma ação libertadora. Sobre isso analise as afirmativas abaixo:

 

I – O senso comum serve a um propósito de refletir sobre a realidade e transformá-la, uma vez que parte da vida cotidiana.

 

II – O conhecimento que pode libertar os seres humanos da opressão não encontra reflexo no senso comum, uma vez que ele não viabiliza a análise crítica da realidade.

 

III – Aquele que detém o conhecimento, pode subjugar outros que por não compreenderem ou terem condições de avançar em suas reflexões se sentem dominados por aquele que conhece.

 

IV – O conhecimento, mesmo o senso comum, liberta e dá autonomia aos seres humanos.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

Com base no entendimento sobre as características do senso comum, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

 

O____________ nasce da dúvida e se consolida na certeza. Já o _____________ gera certezas, embora seja uma certeza ___________ que não requer _______________ e ____________.

Escolha uma:

 Correto

Para muitos grupamentos humanos, especialmente entre os povos antigos, alguns fenômenos da natureza eram interpretados como ira ou alegria dos seres divinos. Atualmente, ainda podemos encontrar muitas pessoas que usam recursos muito parecidos quando estão, por exemplo, no meio de uma tempestade, fazem orações ou queimam velas bentas para se sentirem protegidas. Isso demonstra que o conhecimento vulgar perdura mesmo em tempos de desenvolvimento científico. Por que isso ainda acontece?

Escolha uma:

 Correto


 UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S3 - Atividade Diagnóstica

Ao contrário do que muitos pensam, a ética, apesar de seus aspectos filosóficos, é uma disciplina prática. Escolha, dentre as alternativas seguintes, a que melhor define o comportamento ético:

Escolha uma:

 Correto

 

Para Chaui (2014), nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias. A reflexão crítica se difere disso por:

Escolha uma:

 Correto

 

Analise as asserções a seguir, a respeito do exercício da filosofia:

A reflexão filosófica não deve ser vista como privilégio de filósofos profissionais ou de especialistas,

 

uma vez que

 

todos devem exercitar essa habilidade.

A partir de sua análise da afirmação acima, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

 Correto

 


UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S3 - Atividade de Aprendizagem

(Upe, 2013 - Adaptada) Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue:

O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. (MARTINS, 1969, p. 9.)

 

Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

 

( ) A filosofia é um tipo de saber que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.

 

( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.

 

( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.

 

( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.

 

( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Escolha uma:

 Correto

 

Com relação ao conhecimento filosófico, analise as afirmativas abaixo:

 

I – A filosofia não é algo abstrato e de ideias de difícil compreensão, destinada somente a filósofos e iniciados.

 

II – O conhecimento filosófico é o mesmo que o conhecimento científico, a única diferença é o método uma vez que na filosofia o privilégio é para o raciocínio, a razão e a lógica.

 

III – É uma forma de conhecimento prático, e que orienta o exercício da nossa vida em sociedade, encaminhando nossas ações cotidianas.

 

IV – É uma forma de conhecimento pelo qual o ser humano toma consciência de si, de sua história e do que projeta para o futuro.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

Os conceitos de moral e ética, embora diferentes, são muitas vezes utilizados como sinônimos. Com relação a esse pensamento, analise as afirmativas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

1. O conceito de ética varia conforme os diferentes momentos históricos, contudo em que pese esse fato, ela tem relações bastante estreitas com a distinção entre o bem e o mal, ficando sempre definido como agir eticamente se for de acordo com o bem. ( )

 

2. A moralidade se refere à cultura, tradição, costumes, regras que são estabelecidas na vida em comum e compartilhadas por todas as pessoas não sendo limitada aos interesses individuais e nem aos interesses do mercado. ( )

 

3. O estudo da ética não se restringe ao ensino do que é certo ou errado, ao que significa o bem ou o mal, mas a conscientização dos indivíduos sobre que implica essas escolhas e da complexidade que adquirem, conforme o cenário. ( )

 

4. A ética é sempre um processo de reflexão filosófica sobre a moral, sendo de caráter restrito, e pode ser reduzida a uma análise sobre o que guia as ações. Nem sempre a ética será possível no mundo dos negócios. ( )

 

A sequência correta é:

Escolha uma:

 Correto

Por que é verdadeiro afirmar que a filosofia vai além das possibilidades das ciências, já que é por meio da ciência que podemos compreender as causas dos fenômenos?

Escolha uma:

 Correto

A atitude filosófica é positiva e negativa ao mesmo tempo. É negativa quando_____________, e positiva se _____________.

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na respectiva ordem:

Escolha uma:

 Correto


UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S4 - Atividade Diagnóstica

Quando se trata de desenvolver o espírito científico, uma conclusão comum é a importância da demonstração e da prova. Como podemos definir o apego à objetividade que deve acompanhar o cientista?

Escolha uma:

 Correto

 

Analise as afirmativas seguintes e identifique aquelas em que são expressas fases do método científico:

I – A contextualização com a identificação de um problema.

II – A busca de evidências por meio de provas que permitam a demonstração.

III – Estabelecimento de hipóteses como respostas possíveis, no sentido de auxiliar a definir os melhores recursos para resolver a questão.

IV – Coleta de informações com as quais se vai responder o problema.

É correto o que se afirma:

Escolha uma:

 Correto


UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1S4 - Atividade de Aprendizagem

A palavra ciência pode assumir duas acepções: uma que designa ter conhecimento sobre algo e outra que busca as causas determinantes dos fenômenos. Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que apresenta as características da ciência:

Escolha uma:

 Correto

Analise as afirmativas a seguir em relação ao espírito crítico:

I – É uma atitude amadurecida do indivíduo no sentido de buscar a verdade de maneira séria e independente.

II – É o espírito de contradição que, embora seja oriundo da inquietação das pessoas, não tem compromisso com a promoção do bem geral.

III – Não deve ser uma busca do cientista, uma vez que não cabe à ciência fazer crítica, apenas registrar os fatos de maneira distanciada.

IV – É uma das características do espírito científico e elemento necessário para que se possa observar a realidade e os fenômenos buscando alcançar a verdade

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

O conhecimento científico permite conhecer as causas dos fenômenos, levando à compreensão do funcionamento das coisas. Isso elimina a visão supersticiosa e o dogma. É possível afirmar que a ciência também pode ser dogmática?

Escolha uma:

 Correto

O conhecimento científico pretende estabelecer uma forma de interpretação dos fenômenos tornando-os inteligíveis. Para tal, precisa da chamada certeza científica. Com relação a isso, analise as afirmativas a seguir:

I – A certeza científica é resultado da reflexão e análise baseada somente na observação, racionalização e utilização da lógica.

II – A certeza científica é algo nunca alcançado, uma vez que os indivíduos nunca podem ter certeza de nada, mesmo no campo científico.

III – Ela é resultado da aplicação do método científico e, portanto, é passível de comprovação e demonstração.

IV – A certeza científica não é nada mais do que especulação metafísica para a qual são aplicados procedimentos científicos.

 

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:

 Correto

Para que o resultado de uma investigação científica alcance credibilidade e efetivamente possa demonstrar os resultados obtidos, precisa pautar-se no método científico. Sobre o método científico, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1. ( ) O método científico é organizado em etapas que compreendem a observação, a formulação do problema, a obtenção de informações referenciais, o levantamento de hipóteses, a predição, a experimentação e a análise final. 

2. ( ) A observação é o primeiro momento do método científico, uma vez que compreende as informações mais gerais obtidas por meio da experiência cotidiana.

3. ( ) No método científico, nem sempre cabe a definição de um problema, pois muitas vezes só identificamos o problema depois que temos a solução.

4. ( ) A etapa da experimentação é fundamental no método científico, especialmente quando se trata de fenômenos naturais.

A correta sequência é:

Escolha uma:

 Correto

 


UNIDADE DE ENSINO 1 / ► U1 - Avaliação da Unidade

Podemos entender o mudo de diferentes formas. Entender o mundo como um conhecimento, ocorre tanto na vida cotidiana quanto num laboratório, uma vez que ele é produzido em muitas situações com as quais os indivíduos se deparam. Sobre o conhecimento, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

 Correto

 2 Analise as afirmativas seguintes com relação ao senso comum e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

  • O senso comum é o mesmo que conhecimento vulgar ou conhecimento empírico. ( )

  • Por ser construído nas vivências cotidianas, o senso comum não é reconhecido como um tipo de conhecimento. ( )

  • O senso comum não pode ser considerado como libertador, uma vez que não permite analisar criticamente uma situação ou ir além de sua aparência. ( )
  • Superar o senso comum significa libertar o indivíduo de respostas superficiais, oportunizando-lhe ter domínio sobre o que o cerca.( )

 

A correta sequência de indicações, de cima para baixo, é:

Escolha uma:

 Correto

Quando se afirma que o conhecimento filosófico, ao investigar razões mais amplas, não está fugindo da realidade, se está concordando com a afirmação presente em qual das seguintes alternativas?

Escolha uma:

 Correto

A ciência é um tipo de conhecimento que busca explicar as coisas por meio da evidência, a fim de provar o motivo delas. Além da evidência, considera-se como características do conhecimento científico:

Escolha uma:

 Correto

Dentre as maneiras de alcançar-se o conhecimento científico, está a de orientar-se pelo espírito crítico. Com relação ao espírito crítico, analise as afirmativas seguintes:

 

I – Busca analisar o mais objetivamente possível a realidade, refletindo sobre os seus componentes.

II – Todos os indivíduos nascem com o espírito crítico, basta incentivá-lo.

III – O espírito crítico conduz o sujeito a um conhecimento o mais próximo da realidade, mesmo que isso não agrade o investigador.

IV – O espírito crítico é o mesmo que o espírito de crítica, e ambos buscam melhorar as pessoas, as condutas e o ambiente.

 

É correto o que se afirma:

Escolha uma:

 Correto