Acumulação Capitalista e Questão Social

1a Questão 

 

 

 

O século XX anuncia profundas mudanças na relação capital/trabalho, e consequentemente, nas formas de acumulação de capital. Vamos observar um reestruturação dos modelos de produção. Tudo isto em decorrência da crise do capital que começara a se esboçar nos anos 60, sobretudo a partir:

 
 

Do declínio do Fordismo. => certa

 

Do declínio do Toyotismo.

 

Do declínio do império americano.

 

Do declínio do Estado de Bem Estar Social.

 

Do declínio da globalização.

 

 


 

  2a Questão 

 

 

 

Quais são as duas capacidades inerentes somente ao Homem? Justifique sua resposta.

 


Resposta: o homem é um ser inerente que possuim suas capacidades de e liberdade de ir e vir,possuem um livre arbitrio,pois cada um possue a capacidade de tomar suas properias decisões.



Gabarito: R: Além de pensar (capacidade teleológica) o Homem tem que agir (capacidade de trabalho).

 

 


 

  3a Questão 

 

 

 

O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como:

 
 

fordismo. => certa 

 

toyotismo.

 

liberalismo.

 

mundialização.

 

teletransporte.

 

 


 

  4a Questão 

 

 

 

A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:

 
 

Magia.

 

Reificação.

 

Ideologia.

 

Alienação => certa

 

Anomia.

 

 


 

  5a Questão 

 

 

 

O progresso material tornou possível que nem todos precisassem trabalhar. Explique.

 


Resposta: o processo material tornou-se possivel que nem todos precisassem trabalhar, exemplo crianças, idosos,deficientes.



Gabarito: R: Foi desta forma que começaram a surgir algumas figuras novas na sociedade humana, a dos técnicos, a dos sacerdotes, a dos artistas, isto é gente que se destacava da produção direta.

 

 


 

  6a Questão 

 

 

 

A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Nesse cenário, Iamamoto (2009) destaca que a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente:

 
 

social, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade

 

histórico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.

 

ideológico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.

 

econômico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.

 

 

político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.=> certa

 

 


  7a Questão 

 

 

 

Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:

 
 

classes.

 

indivíduos.

 

coisas. => certa

 

poderes.

 

sujeitos.

 

 

  8a Questão 

 

 

 

A matéria-prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da:

 
 

Questão das relações de trabalho no âmbito institucional dos profissionais no contexto do mercado de trabalho que exclui, aliena e subemprega um número considerável de trabalhadores.

 

Questão da saúde vivenciada pelos segmentos subalternizados, doentes e excluídos, carecendo de cuidados médicos.

 

Questão social vivenciada pelo idoso pobre, indigente e excluído que precisa de assistência integral em toda a dimensão de sua vida.

 

 

Questão social em suas múltiplas expressões, como saúde, relações de gênero, pobreza, habitação popular, urbanização de favelas, crianças e adolescentes em situação de risco e de infração com a lei e outros. => certa

 

 

Questão do capital-trabalho, dos trabalhadores assalariados e da distribuição.

 

 

  9a Questão 

 

 

O gráfico acima apresenta um dado sobre o número de negros e pardos no ensino superior entre 1992 e 2011. Ao longo dessas duas décadas é possível afirmar:

 
 

Que pretos e pardos podia almejar melhores postos de trabalho em nível superior no século XX.

 

Que pretos e pardos estão cada vez mais metidos e se achando iguais.

 

Que sempre se verificou uma perfeita correspondência entre o percentual de pretos e pardos na população universitária e na população em geral.

 

 

Que o aumento da escolaridade de pretos e pardos no século XXI traz novas possibilidades de trabalho para essa população.=> certa

 

 

Que as políticas de cotas nas universidades para pretos e pardos fracassou.

 

 

  10a Questão 

 

 

 

 

"A história de toda sociedade passada é a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre-artesão e simples operário, numa palavra, opressores e oprimidos" (Marx e Engels,1947 [1848], p. 55). Esta citação refere-se às diferentes formas de exploração do trabalho humano que foram observadas ao longo da história. Assinale a alternativa que corresponde à relação entre os modos de produção abaixo relacionados e as formas de exploração de riqueza: 1.MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO 2.MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL 3. MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA ( )a acumulação de riqueza resultava da relação de servidão entre os vassalos e os susseranos. ( ) a acumulação de riqueza era baseada no trabalho dos escravos e camponeses que eram forçados a entregar parte do que produziam para os faraós. ( ) a acumulção de riqueza ocorre através da exploração da força de trabalho dos proletariados / trabalhadores que vendem a força de trabalho para o burguês /capitalista.

 
 

2- 1 - 3 => certa 

 

1 - 3 - 2

 

2- 3 - 1

 

1 - 2 - 3

 

3 - 1 - 2